22/08/2023
Cotidiano

Santuário recebe em média 12 mil visitantes/ano

imagem-93776

Da Redação

Um dos mais belos cartões postais de Guarapuava, o Santuário de Schoenstatt recebe em média 12 mil visitantes por ano. Em novembro de 2015 estará completando 25 anos de existência. A abertura do ano jubilar se deu em novembro de 2014 e desde então todos os meses há uma celebração especial na comunidade. A Costela no Buraco seria mais um evento dentro da programação, mas devido ao incidente desta manhã (14) teve que ser adiada para uma nova data, a ser definida e divulgada pelo movimento Tabor das Vocações.

O diferencial dos santuários são as celebrações no dia 18 de cada mês, data da fundação do Movimento Apostólico de Schoenstatt, que ocorreu no dia 18-10-1914, em Schoenstatt na Alemanha.

A partir daí o movimento começou a se expandir pelo mundo. No Brasil existem atualmente 22 santuários, sendo que 5 deles estão no Paraná, sendo um deles em Guarapuava.

Todos os santuários recebem um nome, que significa “um ideal” da comunidade. Em Guarapuava foi denominado de Santuário Tabor das Vocações, nome sugerido pelo Bispo da época, Dom Albano. Schoenstatt é um nome bastante comum e quer dizer “Belo Lugar”. E quem já conhece o Santuário pode confirmar esta informação.

Quem entra no Santuário costuma exclamar: “Aqui é bom estar!”. Esta frase se repete desde 18 de outubro de 1914, segundo o Movimento.  “Esta foi a primeira Aliança de Amor selada com a Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt. E, desde então milhares e milhares de pessoas se incluem nesta Aliança como um meio eficaz para a vivência mais consciente da Nova e Eterna Aliança, na qual somos inseridos pelo Batismo. Também por meio dela, podemos crescer numa profunda fé na Divina Providência e aproveitar as pequenas coisas do dia a dia como caminho de santidade”, explica Paulo Lima, do Movimento Tabor das Vocações.

Em outras oportunidades o Movimento estará divulgando a estrutura Apostólica que o Santuário Schoenstatt oferece a seus visitantes, além das graças que os romeiros recebem diariamente.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.