22/08/2023
Cotidiano Guarapuava Saúde

Sara atende pacientes com casos leves e moderados em Guarapuava

A Upa do Batel e as Unidades de Urgência e Emergência estão superlotadas. Recomendação é que Sara atenda casos não urgentes

Sara atende pacientes (Foto: Reprodução/Pexels)

A assistente virtual Sara é uma alternativa para desafogar os atendimentos nas unidades de saúde de Guarapuava. A plataforma – que tem um médico do outro lado da tela para consultar os pacientes -, atende pessoas com problemas de saúde considerados leves e moderados. A Upa do Batel e as Unidades de Urgência e Emergência do Trianon e Primavera têm enfrentado uma situação de superlotação.

Em abril, somando as três Unidades de Saúde, houve 24.803 atendimentos, 74% deles não tinham classificação de urgente. A Upa do Batel apresenta o maior número de pacientes, passando de 10 mil em abril. Apenas nos primeiros dias de maio, mais de 6.800 pessoas receberam atendimento nas unidades de saúde. Contudo mais de 4.990 não eram casos graves.

De acordo com a Secretária de Saúde, Chayane Andrade Ceroni, esse aumento de atendimentos ocorre todos os anos nesta época, “devido ao aumento dos casos de síndrome gripal e neste ano, atipicamente, pelos casos de dengue. Os casos de urgência/emergência são atendidos prioritariamente, mas os casos leves acabam aguardando um pouco mais”.

SINTOMAS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA 

Os atendimentos de urgência e emergência necessitam de ação médica imediata. Alguns exemplos dessas situações são perda de consciência, convulsões, sintomas de acidente vascular cerebral (AVC), sintomas de parada cardíaca, dor forte no peito, falta de ar intensa, reação alérgica grave, febres altas e constantes. Nestas situações é recomendável que o atendimento ocorra em até 30 minutos.

Torções, luxações, fraturas, transtornos psiquiátricos, febre há mais de 48h, crises de asma brônquica sem falta de ar, dor abdominal moderada, idoso debilitado ou com retenção urinária e dor intensa em qualquer parte do corpo são alguns dos casos que devem ser tratados como urgências.

SARA

A assistente virtual Sara funciona como um canal de triagem digital. Por meio dela, os pacientes com sintomas leves podem fazer uma avaliação inicial de forma rápida e segura, sem a necessidade de sair de casa. Ao acessar o aplicativo Fala Saúde, os pacientes podem acionar o botão “Fale com a Sara” e fazer a triagem digital.

Além disso é possível acessar o chat da Sara por meio do site da Prefeitura de Guarapuava, clicando no botão “Assistente Sara” no canto superior direito da tela, ou por meio do link aqui. Com base nos sintomas relatados, a assistente virtual classifica o risco do paciente.

Em seguida, uma equipe de enfermeiros entra em contato via WhatsApp para conduzir a consulta até o médico, caso haja necessidade, ou dar demais orientações. Por fim, vale ressantar que o atendimento propriamente dito é executado por médicos qualificados, por teleconsulta ou presencialmente, dependendo da gravidade.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.