22/08/2023


Cotidiano Paraná

Saúde alerta para cuidados em acidentes com animais peçonhentos

A equipe orienta para que a vítima procure atendimento médico imediatamente. Deve-se evitar cortar a área do ferimento ou sugá-lo

pexels-photo-7381995

Saúde alerta para cuidados em acidentes com animais peçonhentos no verão (Foto: Reprodução/Pexels)

Com o verão e o aumento de temperaturas, é comum acontecer acidentes com animais peçonhentos. Isto porque, as temperaturas mais quentes somadas com um maior volume de chuvas, resulta na movimentação dos animais. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reforça à população para redobrar os cuidados, em especial para quem ainda planeja viajar neste período.

De acordo com a Saúde, no Litoral, uma das causas mais comuns de acidentes se dá pelo contato de banhistas com águas-vivas. Somente no verão passado, o Corpo de Bombeiros, registrou 1.810 acidentes. Seja por descuido ou curiosidade, o banhista acaba encostando no animal, que libera substâncias na pele que causam envenenamento, mais conhecido como “queimadura”.

No caso de contato com águas-vivas, deve-se lavar o local com água do mar sem esfregar as mãos na área afetada. Os profissionais também recomendam procurar imediatamente um posto de guarda-vidas para colocar vinagre na área atingida.

Já os animais peçonhentos são aqueles que têm a capacidade de injetar substâncias tóxicas pelas presas. Por outro lado, os venenosos podem causar envenenamento passivo, seja por ingestão ou contato. Desse modo, em caso de picada por animal terrestre, como serpentes, escorpiões ou aranhas, a recomendação dos profissionais é de lavar o ferimento com água e sabão, mantendo a vítima em repouso e buscando atendimento médico o mais rápido possível.

No entanto, o biólogo e chefe da Divisão de Vigilância de Zoonoses e Intoxicações, Emanuel Marques da Silva, explica que há formas de evitar os acidentes.

Grande parte dos acidentes podem ser evitados com alguns cuidados básicos, como sacudir e verificar roupas e sapatos antes do uso. Inclusive, não acumular lixo doméstico e manter quintais limpos, além do uso de vestimentas apropriadas em locais propícios à existência desses animais.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo