A Secretaria de Saúde de Guarapuava emitiu um alerta para que a população mantenha o cadastro no Sistema Único de Saúde (SUS) atualizado. Publicada na quinta (26), a nota afirma que “manter o cadastro em dia é essencial para garantir atendimento e fortalecer a rede pública de saúde”.
Sendo assim, a atualização cadastral também assegura que toda a população seguirá tendo acesso a recursos básicos disponíveis no SUS, como consultas, exames, vacinas, procedimentos médicos, medicamentos de alto custo, soro antiveneno, entre outros serviços.
Ainda, caso os usuários não façam a atualização, até mesmo os repasses do Governo Federal podem diminuir. Isso porque, desde 2020, o Ministério da Saúde destina os recursos para os municípios se baseando no número de pessoas cadastradas e no volume de atendimentos.
Conforme o secretário de Saúde Márcio Brusfeld, a medida é simples porém essencial para o atendimento aos guarapuavanos. “Por isso reforço o pedido, se você mudou de endereço, de número de telefone, ou nunca atualizou seu cadastro, procure sua Unidade de referência com seus documentos e regularize sua situação. Isso ajuda você, sua família e toda a nossa cidade”.
COMO ATUALIZAR O CADASTRO
Para fazer a atualização, os usuários devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de referência dos bairros. Além disso, é necessário levar os seguintes documentos: RG, comprovante de residência, Cartão SUS e CPF. Apenas uma pessoa pode fazer a atualização de todos os membros da família.
Leia outras notícias no Portal RSN.