A Secretaria Municipal de Saúde alerta que há doses de vacina contra a covid-19 quase vencendo Guarapuava. Isso está ocorrendo por causa da diminuição dos números de casos e a baixa procura da população pelo imunizante. As doses estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).
De acordo com Marlene Borecki, enfermeira da Vigilância Epidemiolígica, o número de pessoas vacinadas está baixo. “Mesmo baixando a idade da população para 25 anos ou mais, o número de pessoas que estão procurando as unidades de saúde é abaixo do esperado. Por isso, pedimos para que a população se conscientize. E, quem está com alguma dose em atraso, para que procure uma UBS ou o Cisgap o quanto antes”.
CRONOGRAMA COVID-19
A 1ª dose está sendo aplicada em repescagem para adolescentes de 12 a 17 anos. Assim como, em pessoas com 18 anos ou mais. No caso das segundas doses, os profissionais estão aplicando em pessoas vacinadas há mais de oito semanas, com o imunizante Astrazeneca. A contagem se refere a partir da data da aplicação da 1ª dose.
Já as doses de Coronavac, estão sendo aplicadas em pessoas que tomaram a vacina há 28 dias, a partir da data da aplicação da 1ª dose. Quanto ao imunizante da Pfizer, as UBS’s estão aplicando em pessoas que foram vacinadas há 21 dias. No caso da 3ª dose, os agentes estão aplicando em gestantes, com a fabricante Coronavac ou Pfizer. Bem como para quem tomou 2ª dose da Astrazeneca, Coronavac, Pfizer, há quatro meses ou mais.
No caso de imunocomprometidos, recebem a 3ª dose os que tomaram a 2ª há 28 dias ou mais. Já a dose reforço está sendo aplicada em quem tomou a 1ª dose de Jansen há dois meses ou mais. No caso da 4ª dose, a Saúde está aplicando em imunocomprometidos, que tomaram a 3ª dose há quatro meses ou mais. Assim como em pessoas com 25 anos ou mais e profissionais da área da saúde.
Para receber a dose do imunizante é preciso ter em mãos um documento oficial com foto (RG, Carteira de Trabalho ou CNH), CPF, Carteirinha de Vacinação e o cartão SUS.
Leia outras notícias no Portal RSN.