22/08/2023
Guarapuava Região Saúde

Saúde confirma 5º caso importado de dengue em Guarapuava

O boletim semanal da dengue publicado nessa terça (3) confirmou mais quatro mortes em decorrência da doença no Paraná, chegando a nove

MOSQUITO DA DENGUE

Casos de dengue continuam aumentando no Paraná (Foto: Reprodução/Pixabay)

Desde o início do Período Epidemiológico da dengue no Paraná, em agosto de 2021, Guarapuava já notificou 42 casos e, entre eles, confirmou cinco. Contudo conforme a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), nos cinco casos positivos do município, a contaminação de todos ocorreu fora de Guarapuava. Ou seja, os casos são importados.

Na última semana, a Sesa divulgou que havia ocorrido uma confirmação autóctone na cidade, mas nessa semana a Secretaria corrigiu a informação, pois havia ocorrido um erro de digitação. Dessa forma, Guarapuava ainda não tem casos autóctones, o que significa que o vírus da doença não chegou no município. Entretanto, ainda há 10 casos em investigação.

De acordo com o 36º Informe Epidemiológico, divulgado nessa terça (3), Pitanga registrou mais 39 casos positivos e chegou a 239 confirmações. Além disso, há mais 44 suspeitos. Ainda na 5ª Regional de Saúde, Laranjal confirmou o quinto caso. Quatro a mais do que o informe anterior.

Depois de seis semanas, Laranjeiras do Sul voltou a confirmar um caso positivo, chegando a cinco confirmações. Além disso, o município investiga outros 18. Rio Bonito do Iguaçu confirmou mais três casos.

Também investigam casos na Regional, Foz do Jordão (28), Palmital (25) Nova Laranjeiras (9), Cantagalo (9) e Candói (9). Bem como, Reserva do Iguaçu (3), Prudentópolis (2) e Goioxim (2). Boa Ventura de São Roque, Marquinho, Pinhão e Virmond não tiveram novas notificações desde a última semana. Por fim, ainda não notificaram casos na 5ª Regional, os municípios de Campina do Simão, Porto Barreiro e Turvo.

MAIS QUATRO MORTES NO PARANÁ

O boletim semanal da dengue publicado nessa terça (3) confirmou mais quatro mortes em decorrência da doença, chegando a nove desde agosto. Os pacientes, três mulheres e um homem com idades entre 10 e 87 anos, morreram nas Regiões Oeste e Noroeste do Estado.

Além disso, o informe registra ainda 109.574 casos notificados no Paraná. São 15.230 a mais na comparação com a semana passada. Além disso, são 37.048 confirmações de casos, um aumento de cerca de 23,45%.

Assim, dos 374 municípios que registraram notificações de dengue (93,7% do Estado), 309 já confirmaram a doença (77,4%). De acordo com o relatório, 269 deles confirmaram casos autóctones no período, ou seja, a dengue foi contraída no município de residência dos pacientes.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.