22/08/2023


Guarapuava Paraná Região Saúde

Saúde confirma terceiro caso importado de dengue em Guarapuava

A situação mais preocupante ainda é a de Pitanga. O município de 30.310 habitantes já notificou 263 casos, destes há 147 confirmações

Mosquito da Dengue

Mosquito da Dengue

Mosquito da Dengue

Guarapuava tem terceiro caso importado de dengue (Imagem: jcomp/Freepik)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou o terceiro caso confirmado de dengue em Guarapuava. Conforme o 34º Informe Epidemiológico, divulgado nessa terça (19), esse caso também foi importado. Ou seja, a contaminação não ocorreu no município. Além disso, há mais três casos suspeitos e 23 já testaram negativo para o vírus.

Contudo, a situação mais preocupante ainda é a de Pitanga. O município de 30.310 habitantes já notificou 263 casos, destes há 147 confirmações. Além disso, investiga mais 52. Das confirmações, 72 casos são autóctones, ocorridos dentro do município.

Além de Guarapuava e Pitanga, na 5ª Regional de Saúde, Palmital confirmou primeiro caso do Período Epidemiológico que começou em agosto de 2021 e segue até julho de 2022. Nova Laranjeiras também confirmou mais um caso. Assim, chegou a cinco confirmações e investiga mais dois.

Ainda na 5ª Regional de Saúde, Rio Bonito do Iguaçu confirmou o terceiro caso positivo e investiga mais um. Além disso, também investigam casos na Regional, Foz do Jordão (21), Laranjeiras do Sul (12), Candói (9), Cantagalo (4), Reserva do Iguaçu (1) e Prudentópolis (1).

Boa Ventura de São Roque, Laranjal, Marquinho, Pinhão e Virmond não tiveram novas notificações desde a última semana. Por fim, ainda não notificaram casos na 5ª Regional, os municípios de Campina do Simão, Goioxim, Porto Barreiro e Turvo.

SITUAÇÃO PREOCUPANTE

Com aumento de casos, o Paraná declarou epidemia de dengue nessa terça (19). Conforme o boletim da dengue, o Estado soma 80.004 casos notificados, 14.964 a mais em relação à semana anterior. A Sesa já confirmou cinco mortes pela doença neste período epidemiológico. Elas ocorreram nas Regiões Oeste e Noroeste do Estado, entre os dias 1º de fevereiro e 24 de março de 2022.

De acordo com a Agência Brasil, o país registrou um aumento de 95% dos casos de dengue em relação a 2021. Segundo as informações há quase 400 mil casos prováveis desde o começo do ano até agora. São 184 casos para cada 100 mil habitantes neste ano.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo