Lincoln Braga, secretário de saúde
A Secretaria Municipal de Saúde no município de Reserva do Iguaçu começa o ano anunciando a contratação de mais um médico e dois dentistas. Os novos profissionais se somarão a outros seis médicos, um dentista, dois enfermeiros padrão, uma farmacêutica, psicóloga, fonoaudióloga, fisioterapeuta e assistentes sociais.
De acordo com o secretário Lincoln Braga, o município conta com oito unidades de saúde na sede e no interior do município com uma média diária de 150 atendimentos.
“Atualmente é a grande demanda em consultas diárias no centro de saúde do município, o que resulta em uma quantidade considerável de medicamentos distribuídos. Por isso, queremos o mais breve possível contratar esses profissionais para atender a população da melhor forma”.
Segundo o secretário, em 2013 um dos maiores problemas foi a falta de dentistas, já que dois profissionais efetivos encontram-se afastados por motivos de saúde. “Estamos resolvendo essa falta”.
O secretário disse também que o atendimento médico em comunidades do interior começou nessa quarta (05). “Pacientes que precisam de exames e consultas médicas já estão sendo encaminhadas para o Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS) em Guarapuava”. Medicamentos também já estão sendo disponibilizados e uma nova remessa já está licitada.
Outra notícia importante é o convênio firmado entre o município e a Copel, que tem como objetivo o repasse de duas ambulâncias: uma semi UTI nova e uma ambulância usada. Juntamente com os veículos, a Copel irá ceder para o município a estrutura ambulatorial, localizada na Vila Copel.