22/08/2023
Cotidiano Guarapuava Saúde

Saúde de Guarapuava anuncia início de aplicação de 3ª dose

A Saúde informou que as aplicações têm início nesta quarta (22) nas tendas em frente a Prefeitura e em cinco unidades de saúde

vacina

Aplicação das vacinas começa amanhã (21) (Foto: Arquivo/RSN)

A Saúde de Guarapuava anunciou no fim da manhã desta terça (21) o início da aplicação da terceira dose de vacina contra a covid-19. Conforme as informações repassadas em uma live, um primeiro grupo começa a ser contemplado com a dose já nesta quarta (22).

Assim, a vacina disponível para amanhã (22) é a Pfizer. Porém, segundo a Saúde, a terceira dose independe de qual a marca das duas doses anteriores. Desse modo, integram este primeiro grupo pessoas com imunocomprometimento, que fazem quimioterapia, transplantados, portadores de HIV ou Aids. E ainda pacientes que fazem uso de corticóide, pessoas que são submetidas a hemodiálise e portadores de doenças autoimunes.

No entanto o paciente deve ter recebido a segunda dose há no mínimo 28 dias. E ainda, mesmo que para receber as doses anteriores já tenha apresentado comprovação, é necessário ter um atestado médico em mãos. Ainda de acordo com as informações, mesmo que o paciente tenha recebido as primeiras doses em outros municípios, pode procurar a terceira dose em Guarapuava.

A PARTIR DE QUINTA

A partir de quinta (23), o público contemplado é o de idosos com 90 anos ou mais, que tenham tomado a segunda dose há mais de seis meses. Para isso, é preciso procurar a unidade de Saúde mais próxima e fazer uma agendamento. Neste dia, somente as unidades que já atuam com a descentralização da vacina terão doses disponíveis: Boqueirão, Morro Alto, São Cristóvão, Vila Varli e Xarquinho I.

Já na segunda (27), todas as unidades básicas de saúde do município terão disponibilidade de aplicar a terceira dose conforme a idade.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.