22/08/2023


Cotidiano Saúde

Saúde de Guarapuava promove Simpósio Nacional sobre HIV/AIDS

O simpósio será nos dias 25 e 26 de maio, no Teatro Municipal. Os participantes vão debater o tema “A vida vai muito além de um diagnóstico”

foto_matéria_simpósio

O simpósio será nos dias 25 e 26 de maio, no Teatro Municipal. Os participantes vão debater o tema “A vida vai muito além de um diagnóstico” (Arte: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

A Secretaria de Saúde de Guarapuava vai promover o primeiro Simpósio Nacional sobre HIV/AIDS. O encontro vai ocorrer nos dias 25 e 26 de maio, no Teatro Municipal Marina Karam Primak. Os participantes vão debater o tema “A vida vai muito além de um diagnóstico”. Em breve, a equipe de Saúde vai liberar o link para as inscrições, bem como a programação completa do Simpósio.

O Serviço de Atendimento Especializado (Sae) está organizando a programação. De acordo com a enfermeira do Sae e coordenadora do Simpósio, Angela Maria de Camargo, o encontro tem uma importância em nível nacional para o município. Isso porque Guarapuava foi a primeira cidade brasileira a eliminar a transmissão vertical do HIV e da sífilis na última década. Aliás, o município recebeu um prêmio ao município, concedido pelo Ministério da Saúde.

Um dos resultados mais importantes do trabalho do Sae em Guarapuava, é sobre o prêmio do Ministério da Saúde recebido em Brasília. Este trabalho rendeu dois selos de reconhecimento em nível nacional, o que é muito importante e mostra que estamos agindo de forma correta tanto na prevenção quanto no tratamento dessas doenças.

A enfermeira reforça que as conquistas do município geram desafios, e por isso, a promoção do Simpósio. Ela reitera que um encontro como este tem a capacidade de mostrar para todas as pessoas que é possível desenvolver um trabalho bem feito mesmo ante as dificuldades que surgem no percurso.

É frente a estas conquistas e desafios, que o Sae Guarapuava vai promover o I Simpósio Nacional de HIV/AIDS. Durante dois dias, vários profissionais de saúde e pesquisadores do Brasil, falarão sobre os desafios da adesão ao tratamento, os impactos da Profilaxia pré-exposição (Prep) e a Profilaxia Pós-Exposição (Pep) na prevenção ao HIV. Bem como, os processos de resiliência das pessoas que convivem com o HIV, trocas de experiências sobre o tratamento e prevenção ao HIV/AIDS.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo