22/08/2023
Guarapuava Saúde

Saúde descentraliza vacinação para cinco bairros de Guarapuava

Saúde também anuncia a terceira dose da vacinação para 70 anos e mais e o início da imunização para adolescentes. Tudo a partir de 15 de setembro

jonilson

Saúde anuncia novidades na vacinação (Foto: Reprodução/Instagram)

A partir desta terça (31) começa a descentralização da vacinação contra a covid-19 em cinco bairros de Guarapuava. De acordo com o anúncio do secretário municipal de Saúde, Jonilson Pires, nesta segunda (30), a vacina estará disponível às terça e quintas, das 13h às 17h. A senha será distribuída na hora, por ordem de chegada e conforme o número de doses disponíveis.

As unidades contempladas no projeto-piloto são: Morro Alto, São Cristóvão, Vila Carli, Xarquinho I e Boqueirão. A vacinação será apenas para a segunda dose da Astrazeneca, Pfizer e Coronavac.

Conforme o secretário, de forma gradativa, outras unidades de saúde serão incluídas no cronograma de descentralização. Entretanto, a segunda dose também continuará sendo aplicada na Central de Vacinação segundo a disponibilidade de doses.

“Nós elencamos as unidades dentro de cada Região da cidade para facilitar o deslocamento dos moradores. Cada UBS terá um número de senhas disponíveis”, segundo Chayane Andrade, coordenadora da Campanha.

TERCEIRA DOSE E ADOLESCENTES

Outra excelente notícia no enfrentamento à doença é a oferta da terceira dose. E ainda o começo da vacinação de adolescentes dos 12 aos 17 anos. No entanto, nos dois casos citados, a largada será no dia 15 de setembro.

De acordo com Hiagor Silva, chefe da Vigilância Epidemiológica, a terceira dose começa com pessoas de 70 anos e mais, ou pessoas imunossuprimidas. A nota técnica do Ministério da Saúde recomenda a aplicação preferencial da Pfizer para a terceira dose. Ainda segundo a orientação do Ministério, a terceira dose é indicada para pessoas que tomaram a dose anterior há pelo menos seis meses.

Todavia, pode ser aplicada qualquer outra vacina conforme a disponibilidade. Já a vacina para adolescentes começa com o público que possuir comorbidades.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.