22/08/2023



Paraná Saúde

Saúde determina suspensão de cirurgias eletivas em todo o Paraná

Só estão autorizadas cirurgias de urgência, emergência, cardiológicas e oncológicas. Medida é para reduzir anestésicos usados na intubação de pacientes

normal_SESA_FACHADA

Saúde determina suspensão de cirurgias eletivas em todo o Paraná (Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

A Secretaria de Estado da Saúde publicou nesta sexta (24) a Resolução número 926/2020, que suspende temporariamente os procedimentos cirúrgicos eletivos ambulatoriais e hospitalares em todas as unidades hospitalares do Estado. Assim, o documento estabelece que apenas cirurgias de urgência e emergência sejam feitas.

De acordo com a Sesa, o objetivo é evitar o uso de medicamentos anestésicos e relaxantes musculares. O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, disse que o momento pelo qual passa do Paraná é excepcional e, portanto, medidas extraordinárias são necessárias.

“Devido a ocorrência de muitos casos graves da covid-19, o aumento do consumo dos medicamentos, a escassez de insumos farmacológicos no mercado, tivemos que suspender temporariamente as cirurgias que não são urgentes”.

Os procedimentos cirúrgicos cardiológicos, oncológicos e de nefrologia seguem conforme a necessidade dos pacientes e os exames de urgência estão condicionados ao médico prescritor.

INTUBAÇÃO

A medida foi necessária tendo em vista que o Estado passa por um contingenciamento de medicamentos para a intubação de pacientes, como os anestésicos e relaxantes musculares.

Por fim, com a Resolução, a Secretaria da Saúde espera também, otimizar o uso de leitos de Unidade de Terapia Intensiva, muitas vezes necessária para o período pós-operatórios dos pacientes.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo