Com assesssoria, editado por Cristina Esteche
A Secretaria Municipal de Saúde de Laranjeiras do Sul afirmou que não possui casos confirmados de dengue, mas apenas suspeitos. De acordo com a Vigilância Sanitária, desde o começo de janeiro até hoje (29) foram realizadas quatro notificações de pacientes com suspeita da doença. “Estamos aguardando o resultado dos exames que será emitido pelo Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen)”, diz a Secretaria.
Nas quatro notificações, os agentes de combate à endemias seguiram orientação do Ministério da Saúde, realizaram fazendo o bloqueio de 300 metros nas residência e no trabalho das pessoas notificadas e, mediante constatação de larvas positivas do Aedes aegypti foi realizado fumacê nos locais.
De acordo com último levantamento de índice realizado neste mês, Laranjeiras do Sul registrou um índice de 2,54%, sendo que os valores devem ser abaixo de 1%. O que mais chamou atenção é que os focos do mosquito não foram encontrados em terrenos baldios e sim em residências. Os proprietários foram notificados e solicitada a eliminação dos focos. Uma nova vistoria será feita.