Saúde diz que conscientização mantém Boa Ventura livre da covid-19

Boa Ventura de São Roque tem apenas 6.411 habitantes e é o único município paranaense que ainda não registrou casos de covid-19

Saúde diz que conscientização mantém de Boa Ventura livre da covid-19 (Foto: Ascom/Prefeitura de Boa Ventura de São Roque)

Com o número de casos confirmados de covid-19 aumentando em todo país diariamente, o Brasil já soma aproximadamente 3.605.783 infectados, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Mas na contramão desses números, um município pequeno do Paraná, e que fica na Região de Guarapuava dá o exemplo.

Boa Ventura de São Roque, distante cerca de 57 quilômetros de Guarapuava e com apenas 6.411 moradores é o único município paranaense sem casos positivos da doença. A informação foi confirmada ao Portal RSN, pela Secretaria Municipal de Saúde.

Conforme Abel Walter, secretário de saúde do município, no início da pandemia foi iniciada uma barreira sanitária para saber de onde as pessoas estavam vindo e para onde iam, como uma maneira de rastreamento. Posteriormente, a ação foi abandonada, já que não se mostrou tão eficaz como a conscientização. A Saúde Municipal se apoiou na colaboração de todos os moradores, que aderiram às medidas, como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social.

Porém, agora segundo Abel, meses depois é necessário reforçar esse trabalho. “Estão relaxando nas medidas preventivas e precisamos que eles redobrem os cuidados ao sair de casa, além do uso obrigatório de máscara para se proteger e o próximo.”

Nesse sentido, a Secretaria de Saúde de Boa Ventura de São Roque, lançou a campanha “Todos de Máscara”, pensando na contenção do vírus, pedindo que os moradores usem a máscara corretamente. Afinal, conforme Abel Walter os cuidados não podem parar. E é necessário manter as medidas para que esse resultado continue.

Hoje como não temos a vacina contra o coronavírus, pedimos o uso de máscara 100% ao sair de casa, como forma de proteção ao vírus está em circulação. O contágio ou não, depende de nós.

SUSPEITOS

Apesar de seguir sem confirmações, existem casos suspeitos no município. Conforme boletim epidemiológico desta terça (25), são 10 moradores suspeitos, que estão em isolamento domiciliar. De acordo com informações da Saúde, imediatamente o suspeito é levado ao Centro Covid, anexado à Secretaria, que possui um dispositivo de acionamento de ambu (respirador) e uma bolha de contenção para o transporte de paciente.

Na cidade, 1,3% do total da população já foi testada por meio de exames. Simultaneamente, 14% dos habitantes foram monitorados. Ao mesmo tempo, casos já foram descartados, sendo 82 por exame RT- PCR e seis por critérios epidemiológicos. De acordo com o relatório, atualmente 43 moradores estão sendo monitorados e 21 já foram liberados do isolamento. Como também, 723 pacientes liberados do monitoramento.

REGIÃO

A 5ª Regional de Saúde com sede em Guarapuava abrange 20 municípios. Entre eles Pitanga, distante 32 quilômetros de Boa Ventura de São Roque, e que tem uma situação bem diferente. De acordo com o último boletim epidemiológico dessa terça (25), já são 169 confirmações positivas para a doença no município. Apesar de 160 pacientes recuperados, há registro de uma morte. Ainda assim, seis pacientes estão recuperados e 574 casos foram descartados.

Em contrapartida, o município de Turvo que também fica próximo de Boa Ventura de São Roque, possui quatro pessoas que testaram positivo para covid-19. Ainda conforme o boletim emitido nessa terça (25), existem mais três confirmados pela sorologia do município. Além disso, oito moradores aguardam resultados, e dois pacientes estão recuperados. Porém 158 casos já foram descartados e 256 pacientes foram liberados do isolamento.

ESTADO

De acordo com informações da Agência Estadual de Notícias, os números de casos e de mortes por covid-19 diminuíram pela segunda semana consecutiva no Paraná, segundo o boletim epidemiológico publicado no domingo (23) pela Secretaria de Estado da Saúde. Houve redução de 2,3% nos diagnósticos positivos (11.602 na semana epidemiológica 34 contra 11.870 na semana epidemiológica 33) e 35,9% das mortes (196 na semana 34 contra 306 na anterior).

No segundo caso, é o menor indicador desde a semana 26 (21 a 27 de junho). Em contrapartida, o Paraná acumula 119.240 pessoas infectadas, conforme o informe mais atual, dessa terça (25). Além de 3.024 mortes causadas pelo vírus, mostrando que todo cuidado é pouco.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

COVID-19

Dois casos de covid-19 foram confirmados em Guarapuava neste domingo

SETEMBRO AMARELO

Pandemia reforça novos cuidados com a saúde mental

DIA DA ÁRVORE

Instituto Água e Terra desenvolve ação para o Dia da Árvore

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com