22/08/2023


Em Alta Guarapuava Saúde

Saúde do Paraná reforça prevenção de ISTs para o Carnaval

Em Guarapuava, equipes do SAE estarão com o bloco "Folia com Saúde", na terça (13), para distribuir preservativos e fazer orientações

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reforçou meios de prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), durante o período de Carnaval. A Sesa distribuiu para todos os municípios do Paraná 840 mil preservativos, 100 mil géis lubrificantes, 4,5 mil autotestes de diagnóstico de HIV, e 32,5 mil testes de HIV/Sífilis e hepatites virais.

De acordo com a Agência Estadual de Notícias, as ISTs são algumas das causas de maior procura no Sistema Único de Saúde (SUS). Essas doenças ocorrem pelo contato sexual com uma pessoa infectada. Somente no ano passado, conforme a Sesa, houve 2.243 novos casos de HIV e 834 de Aids no Paraná.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, afirma que “neste período intensificamos as ações e as orientações, proporcionando um atendimento resolutivo e de qualidade em toda a rede pública estadual de saúde. Queremos que os paranaenses possam aproveitar esse feriado com muita alegria, diversão e principalmente segurança, evitando as ISTs”.

GUARAPUAVA

Conforme informações da Prefeitura de Guarapuava, para ajudar na prevenção de ISTs durante a folia, haverá participação da equipe do Serviço de Atenção Especializada (SAE) no Carnaval de rua no município. Os profissionais estarão com o bloco “Folia com Saúde”, na terça (13).

Neste bloco, a equipe vai distribuir preservativos e fazer orientação à população. Além disso, o serviço intensificou a distribuição de preservativos nos motéis, postos de gasolina, unidades de saúde, bares, boates e festas de Guarapuava.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo