22/08/2023




Cotidiano Guarapuava Saúde

Saúde explica caminho percorrido pelos exames de coronavírus

Lacen é o único credenciado para fazer os exames no PR. Exames entram em fila para serem confirmados ou descartados. Resultado sai após sete dias, em média

corona01

Saúde explica caminho percorrido pelos exames de coronavírus feitos em Guarapuava (Arte: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

O novo Coronavírus é uma realidade no mundo todo e um grande número de novos casos são registrados todos os dias. Em Guarapuava, a primeira suspeita foi anunciada em 11 de março pela Sesa (Secretaria de Saúde do Paraná).

Assim, desde então, os guarapuavanos estão atentos aos números. Mas o resultado dos exames, por vezes, demora mais que o esperado. Isso porque o processo possui diversas etapas e, uma delas não ocorre em Guarapuava.

Os pacientes que apresentam sintomas têm material coletado e esse material é enviado ao Lacen (Laboratório Central do Paraná), que é o único credenciado para fazer os exames no Paraná. Quando chegam lá, aguardam em uma fila para serem analisados e confirmados ou descartados. O resultado sai após sete dias, em média.

Paranna(Foto: Agência Brasil)

Mas é fundamental que a população esteja ciente de que qualquer caso com sintomas de Covid-19 é tratado como suspeito desde o princípio. Dessa forma, pacientes que tem material coletado e são considerados suspeitos, ficam em isolamento mesmo antes do resultado de confirmação ou não ser emitido pelo Lacen, conforme a chefe do Departamento de Epidemiologia, Chayane Andrade.

“Os exames são para fins estatísticos e epidemiológicos, mas a conduta não muda, independente do resultado. O indicativo continua sendo o isolamento domiciliar de 14 dias”.

A recomendação é que a população continue adotando as medidas de prevenção ao vírus, independente dos números. Assim que os exames ficam prontos, a pessoa com a suspeita é comunicada para receber o resultado e as devidas orientações.

Além disso, a prefeitura de Guarapuava divulga, diariamente, o boletim com os números atualizados para manter a população informada. Até o momento, o município não tem casos confirmados.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo