22/08/2023



Cotidiano Guarapuava Saúde

Saúde faz plantão de serviços e vacinação em três UBS’s de Guarapuava

O plantão de serviços ocorre nas Unidades Básicas de Saúde do Morro Alto, Planalto e Xarquinho II, das 17h às 21h, de segunda a sexta

ubs-xarquinho-II-3-scaled

O plantão de serviços ocorre nas UBSs do Morro Alto, Planalto e Xarquinho II (Arte: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

A Prefeitura de Guarapuava inicia nesta quarta (15) o plantão de serviços de saúde e de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do Morro Alto, Planalto e Xarquinho II. Dessa forma, haverá horário estendido para as atividades, das 17h às 21h, de segunda a sexta.

Conforme a Secretaria de Saúde, as UBS’s vão oferecer acolhimento e escuta das demandas, atualizações cadastrais, procedimentos e consultas de enfermagem. Além disso, as consultas ocorrem após agendamento prévio ou em livre demanda.

De acordo com a secretária de Saúde, Chayane Andrade Ceroni, o plantão busca facilitar o acesso aos serviços de saúde, bem como, ampliar a cobertura vacinal da população. “Assim, mesmo quem não consegue ir durante o dia, pode procurar essas UBS’s no fim de tarde ou no período da noite”.

SERVIÇOS

Dessa forma, entre os procedimentos de enfermagem disponíveis, haverá administração de medicamentos (injeções), curativos, inalações, retirada de pontos e verificação de pressão arterial. Além disso, também haverá consultas na área de saúde da mulher, como exame do preventivo do colo do útero, solicitações de mamografia e planejamento familiar.

As mulheres também terão acesso à consulta de pré-natal para abertura de cadastro de gestante. Bem como, as UBS’s também disponibilizarão consultas para hipertensos e diabéticos. Não há necessidade de pré-agendamento, mas é possível fazê-lo.

VACINAÇÃO

Já para a vacinação, todos os imunizantes vão estar disponíveis. Além facilitar o acesso aos imunizantes, os plantões visam reforçar a proteção contra a covid-19. Atualmente, o município tem oito mil doses bivalentes disponíveis nas UBS’s.

Segundo a chefe da Vigilância Epidemiológica, Marlene Terezinha Borecki, a busca pelas vacinas está abaixo do ideal. “Queremos que todos se conscientizem que o vírus ainda circula e traz problemas pra nossa saúde. A vacina bivalente protege contra duas variantes e é segura. Além disso, temos doses para todos os públicos, desde os bebês até os idosos”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo