22/08/2023
Guarapuava Saúde

Saúde fecha o cerco contra o mosquito da dengue

imagem-106491

Da Redação

Guarapuava –  A Secretaria Municipal de Saúde fecha o cerco contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, do perigoso zika vírus e da chikungunya.

Para prevenir e conter a proliferação desse inseto em Guarapuava, a Secretaria realiza mutirões para erradicar possíveis focos do Aedes aegypti no município. Nesta quinta feira, por exemplo, a ação foi realizada por equipes das Unidade Básica de Saúde, nos bairros Bonsucesso, São Cristóvão, Parque das Árvores, Recanto Feliz e no distrito de Guairacá. Além de orientações e distribuição de material educativo, os agentes, médicos, enfermeiros e voluntários realizaram vistorias em residências.

Armazenar garrafas, latas e vasilhas em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo, por exemplo, são procedimentos simples e podem ser feitos pelos próprios moradores. A orientação é da enfermeira responsável pela UBS Bonsucesso, Ana Beatriz Nogueira. Mas, de acordo com a profissional, embora todos saibam o procedimento, muitos moradores ainda acionam a Vigilância Sanitária para fazer a limpeza. “Todos devem colaborar. A Vigilância só deve ser acionada quando o problema estiver em terrenos baldios, do contrário, toda a população deve verificar os possíveis focos do mosquito, fazendo uma limpeza geral na própria residência. Assim, otimizamos o tempo e combatemos o problema."

ORIENTAÇÕES

Tanto a dengue, como o zika vírus e a chikungunya têm as mesmas características sintomáticas, como febre alta, dor no fundo dos olhos e nas articulações, vermelhidão na pele, coceira e distúrbios gástricos. Nesses casos, a automedicação pode ser perigosa, principalmente em relação a dengue. De acordo com Ana Beatriz, após os primeiros sintomas, o paciente deve buscar uma unidade de saúde para orientações. “Se o paciente começar a ter qualquer um desses sintomas, ele primeiro deve evitar o uso de medicação sem indicação médica e, em seguida, procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro. Caso seja durante o final de semana, ele deve procurar uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento)”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.