22/08/2023
Saúde

Saúde imuniza 82% da meta em Guarapuava

imagem-52137

A Secretaria de Saúde de Guarapuava finaliza a campanha de vacinação contra a gripe nesta sexta-feira (10). De acordo com o último levantamento, já foram aplicadas, até o final da tarde de segunda-feira (6), 82% das vacinas destinadas aos grupos prioritários, índice que equivale a 21.405 doses. A informação é da Assessoria de Imprensa da Prefeitura.

Entre os grupos especiais com prioridade para receber a vacina estão crianças entre 6 meses e 2 anos, gestantes, puérperas (período de 45 dias após o parto), portadores de doenças crônicas, pessoas com 60 anos ou mais e trabalhadores da área da saúde. Quem possui doenças crônicas deve apresentar receita médica de uso contínuo.

Segundo a diretora da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Chayane Andrade Ternopolski, o índice do número total de doses é bom, mas o número de crianças e gestantes vacinadas até agora está abaixo do considerado ideal. “Esses dois grupos precisam melhorar o índice de vacinação. Entre as crianças já foram dadas 67% das doses e entre as gestantes, 59%. O ideal é que consigamos imunizar 80% em cada grupo”. Em contrapartida, o número de trabalhadores da área da saúde já superou o esperado, atingindo 114% da meta.

Segundo a assessoria, todas as unidades de saúde estão aplicando a vacina a partir das 8h, menos as duas unidades de urgência 24 horas. Os postos dos bairros Boqueirão, Vila Carli, Morro Alto e Bonsucesso estão aplicando a vacina até 20h; os demais até 17h. A vacina não é a única maneira de prevenir a gripe. “Devemos manter os ambientes ventilados, cobrir a boca ao tossir, lavar sempre as mãos e evitar aglomerações”, lembra Chayane. A vacina é contraindicada para quem tem alergia à proteína do ovo ou já apresentou alguma complicação anterior por causa da dose.

Foto/Divulgação

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.