Cerca de 14 mil alunos da rede municipal de ensino serão beneficiados pelo programa Saúde na Escola (PSE), do Governo Federal. O lançamento foi feito na tarde desta segunda-feira (12), no auditório do Sesc, pelas secretarias de Saúde e de Educação e Cultura.
O Programa Saúde na Escola será desenvolvido por profissionais das unidades de saúde em 12 Cmeis (Centro Municipal de Educação Infantil), 29 escolas municipais e seis colégios estaduais.
“A atenção à saúde na escola é muito importante, pois é neste ambiente que os alunos passam a maior parte do tempo. Nossas crianças serão acompanhadas por profissionais capacitados e receberão toda a atenção necessária”, afirma a secretária de Educação e Cultura, Sandra Zanette.
“Com os profissionais de saúde dentro das escolas, teremos a oportunidade de avaliar a situação dos nossos alunos e com isso, trabalhar programas específicos para que nossas crianças cresçam aprendendo a importância de prevenir e cuidar da saúde”, disse Stefan Negrão, secretário de Saúde de Guarapuava.
Além de realizar avaliações antropométricas, testes de visão e outros exames periódicos, o Programa vai trabalhar temas como a saúde bucal, prevenção da H1N1 e pediculose. Segundo a responsável pela Divisão de Programas Estratégicos da Secretaria de Saúde, Fernanda Spyra o programa tem duração de um ano e, em todo o período, serão promovidas capacitações para enfermeiros e representantes das instituições de ensino.
Durante o lançamento do Programa, que conta com a parceria da Unicentro e das Faculdades Campo Real e Guairacá, alunos da Escola Municipal Alcindo de França Pacheco realizaram apresentações culturais, abordando temas como a prevenção da pediculose e os cuidados com a higiene bucal. “Todos os temas trabalhados no Programa Saúde na Escola buscam a integração da saúde e educação aproveitando o ambiente escolar”, afirma Sandra Zanette.
Com assessoria de imprensa/PMG