Saúde reforça que medidas estão mantidas nos municípios do Paraná

Orientação foi dada em videoconferência com as 22 regionais do Estado. Ação teve participação de cerca de 140 secretários da saúde

Saúde reforça que medidas estão mantidas nos municípios do Paraná (Foto: AEN)

O secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, reforçou nesta quarta (25), em videoconferência com diretores das 22 regionais do Estado, a orientação de que todas as medidas adotadas pelo Governo do Estado para o enfrentamento do coronavírus estão mantidas.

Assim, a vídeoconferência teve a participação do presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná, Carlos Andrade, e de cerca de 140 secretários da saúde. Conforme a Agência Estadual de Notícias, Beto Preto salientou a importância dos Planos de Contingência Municipais para a pandemia.

“Teremos pelo menos mais 120 dias de pico de enfrentamento do coronavírus e os planos municipais de contingenciamento são fundamentais. Além de assegurar a aplicação de medidas preventivas para a população, comprovam a utilização correta de recursos por parte dos gestores”.

SConforme o secretário, os recursos repassados pelo Governo Federal aos Fundos de saúde estadual e municipais, pelas portarias 395 e 480 do Ministério da Saúde, que somam mais de R$ 55 milhões, devem ser direcionados para o enfrentamento da pandemia.

“O Governo do Paraná, confirmando sua atuação municipalista, fará a implantação de novos leitos de UTI em hospitais da rede de atendimento à doença. Já os municípios devem aplicar na aquisição de equipamentos de proteção individual e outros insumos direcionados ao enfrentamento do coronavírus”, disse ele. “O momento é de diálogo e de respeito e vamos seguir a nossa premissa de transparência nas ações”.

O presidente do Cosems, Carlos Andrade, também reforçou a necessidade de os municípios estarem com seus planos de contingência definidos e aprovados. “Entendemos que esta é uma ação que precisa do empenho de todos”.

VACINAÇÃO DA GRIPE

Durante a videoconferência, o secretário Beto Preto reforçou, ainda, a importância da Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza. “Nesta quinta deveremos receber novo lote de vacinas do Ministério da Saúde. Assim, que estas doses chegarem na nossa base central, serão imediatamente enviadas às Regionais de Saúde para a distribuição aos municípios”.

Já foram distribuídas cerca de 800 mil doses. Entretanto nesta quinta a previsão é entregar mais de 300 mil e, até o final da campanha, serão cerca de 3,8 milhões de doses no Paraná.

Sobre a campanha de vacinação contra a gripe, o presidente do Cosems destacou a participação dos municípios, que vacinaram apenas nos dois primeiros dias o equivalente a 30 dias em campanhas anteriores.

“Pedimos a compreensão dos municípios no caso da distribuição das doses, pois estamos acompanhando o envio em todo Estado”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

OPORTUNIDADE

Inviolável abre vagas para portadores de deficiência em Guarapuava

BAZAR SOLIDÁRIO

Rotary Club Guairacá promove bazar solidário em Guarapuava

MAIS CONFIRMAÇÕES

Saúde confirma 14 novos casos de covid-19 em Guarapuava

Comentários