Saúde ressalta importância da vacina em crianças no Paraná

Com índice de 70% nas oito vacinas em menores de dois anos, o Paraná se prepara para duas campanhas de vacinação em outubro

Com baixo índice, Paraná ressalta importância da vacina em crianças (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Com índice de 70% de crianças imunizadas no país e no Paraná, a Secretaria de Saúde (Sesa) chama atenção para a importância da vacinação. Assim, os responsáveis pelo Programa de Imunização das 22 Regionais de Saúde do Estado, se reuniram em um encontro virtual nesta terça (15). De acordo com Beto Preto, os índices de vacinação caíram em todo o brasil.

“Teremos simultaneamente duas campanhas nacionais nos próximos dias. A primeira, da Multivacinação. E logo depois, da Poliomielite. Assim, estamos extremamente preocupados com os atuais índices de cobertura vacinal apresentados nacionalmente. Como também no Paraná, que em média chegam a 70% nas oito vacinas para menores de dois anos avaliadas pelo Ministério da Saúde”.

COVID-19

Com a espera da vacina da covid-19, outras vacinas acabam saindo de foco. Conforme o secretário Beto Preto, elas precisam estar em pauta. “A vacina da covid-19 é hoje um dos principais assuntos no Brasil. Mas, não podemos nos esquecer que existem outras vacinas que fazem parte do calendário nacional. Além disso, elas protegem contra doenças, podem provocar mortes e deixar sequelas. Como sarampo, poliomielite, meningites, rubéola, pneumonia e hepatites”.

CAMPANHAS

A campanha de Multivacinação e contra a Poliomielite estão marcadas para os dias 5 à 30 de outubro. A estratégia consiste em oferecer várias vacinas em um único momento. E com isso, possibilitar atualização da caderneta das crianças. Conforme a Sesa, a Multivacinação consiste em 14 vacinas para crianças e adolescentes, menores de 15 anos.

Quanto a campanha de imunização contra a Poliomielite (VOP), é dirigida para crianças a partir de 12 meses e menores de 5 anos. Por fim, a Secretaria da Saúde informou que a campanha de vacinação contra o sarampo, direcionada para adultos na faixa de 20 a 49 anos, segue até o fim de outubro.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

PANDEMIA DA COVID-19

Governo do Paraná confirma implantação do toque de recolher

SUGESTÃO

Deputados pedem suspensão das provas do PSS do magistério

VACINA É IMPORTANTE

Hoje (30) é o último dia da vacinação contra a pólio no Paraná

Comentários