22/08/2023
Brasil Saúde

SBD alerta para os cuidados com a pele durante o Carnaval

imagem-106702

Com informações da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Carnaval é sinônimo de farra e descuidos com a saúde. Nesta época do ano, é comum as pessoas beberem em excesso e comerem de forma inadequada. Além disso, muitas festas acontecem durante o dia e descuidar do protetor solar pode ocasionar queimaduras. Pensando em quem vai aproveitar a data na rua, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) alerta para os cuidados necessários com a pele durante os próximos dias.

Passar o filtro solar com, no mínimo FPS30 e reaplicar a cada 2h é fundamental. Segundo a SBD, o produto sai com o suor, por isso a reaplização é necessária. Prefira o filtro solar físico que tem maior aderência à pele. Tente se programar para acordar cedo e aproveitar os blocos até às 10h, fora do horário de pico do sol. Se preferir, deixe para curtir a folia depois das 16h. Proteja-se também usando chapéu e óculos de sol.

Beber muita água é a melhor maneira de evitar a desidratação e para evitar queimaduras e manchas na pele, evite bebidas e picolés com frutas cítricas como limão, tangerina e caju. Vai levar as crianças para o bloco? Tome alguns cuidados com os pequenos: evite fantasias com tecidos sintéticos que esquentam e podem causar alergia, aproveite fantasias que tenham chapéus, principalmente os de aba larga, não deixe as crianças com roupas molhadas para não provocar micoses. Essa dica também serve para os adultos

Escolha uma fantasia leve e não exagere na maquiagem. Use maquiagem, brilho e glitter de marcas de confiança para evitar dermatite de contato e alergias. Use sapatos confortáveis, folgados ou tênis. Se tiver bolhas nos pés, não estoure para não infeccionar.  Os sprays de espuma contêm substâncias tóxicas, tome cuidado pois o contato com a pele pode causar reação alérgica.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.