Guarapuava – Estreou na noite dessa terça-feira, dia 1, a exposição Memórias de Guarapuava – Fotografias no Centro de Artes e Criatividade Iracema Trinco Ribeiro. A exposição, que está aberta ao público, traz várias fotos da História de Guarapuava, além de quadros, documentos e artefatos que ajudam a montar o passado da região. Todos os objetos expostos fazem parte do acervo pessoal do Sr. Sebastião Meira Martins (foto).
Nascido e criado nos Campos de Guarapuava, que tanto trazem recordações a sua memória, Sebastião Martins, hoje com 82 anos, conta que seus pais e avós também viveram por aqui. Sou Ascendente da primeira Professora de Guarapuava, mulher de origem espanhola, Bibiana Bittencourt. Ela foi nomeada em 1836 quando o Paraná pertencia a 5ª província de São Paulo. Sebastião disse ainda que conheceu a maioria dos casarões retratados na exposição, muitas fotos foram tiradas por ele próprio e outras doadas por amigos e outros colecionadores.
Homem de presença emblemática, Sebastião adora contar as histórias que permeiam cada quadro da exposição, lembrando desde os tempos dos desbravadores até períodos mais recentes da História guarapuavana.
Quem quiser conferir a exposição pode visitar o Centro de Artes das 9 às 12 horas e das 13 às 18 horas na Rua Marechal Floriano Peixoto 1399, Centro, ao lado da Catedral. Para maiores informações ou agendar horário de visitação, o telefone é: (42) 3623-1306.