Os empreendedores informais de Guarapuava estão tendo a oportunidade de legalizar a atividade. Um posto de atendimento do Sebrae está montado no Calçadão da Rua XV de Novembro em frente ao Clube Guaíra. É a Semana do Empreendedor Individual. Seis consultores vão orientar os interessados sobre as vantagens e benefícios do Empreendedor Individual, bem como auxiliar em todo o processo de formalização do negócio. Na cidade, a estrutura vai funcionar de segunda a sexta-feira, nos dias 18 a 22, das 9 às 17 horas, e no sábado, dia 23, das 9 às 13 horas.
Além de Curitiba, Londrina e Guarapuava, que terão uma estrutura específica montada durante a Semana do Empreendedor Individual, os interessados em buscar informações sobre a legislação e se formalizar podem procurar as regionais do Sebrae/PR, que além de Curitiba e Londrina, estão localizadas em Cascavel, Pato Branco e Maringá, bem como nos demais escritórios e pontos de atendimento do Sebrae/PR que estarão de portas abertas, disponíveis para tirar dúvidas e auxiliar no processo de formalização. O Corpo de Bombeiros, segundo o Sebrae/Guarapuava vai isentar a taxa de vistoria para quem legalizar a atividade informar.
De acordo com Scheila Carla Figueiredo Diesel, do Sebare em Guarapuava, não há uma estatística sobre os números da informalidade no município.