22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Secretaria de Assistência Social orienta pessoas cadastradas no CadÚnico

A Secretaria vai fazer plantões no último sábado do mês por quatro meses, iniciando em 27 de agosto e indo até 26 de novembro

ASSISTÊNCIA

Secretaria de Assistência Social orienta pessoas cadastradas no CadÚnico (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Buscando alternativas para o aumento na demanda por atendimento nas unidades do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS), inicia, a partir do dia 27 de agosto, plantões nas unidades do CRAS. A ação tem o intuito de suprir a demanda por atualização e registro de novas famílias no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

De acordo com a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Elenita Lodi, a demanda triplicou nas unidades do CRAS.

A grande maioria dessas solicitações são por registro de novas famílias e atualização do CadÚnico. Como estão sendo liberados novos benefícios pelo Governo Federal, as pessoas querem regularizar seus cadastros em busca dos auxílios.

Dessa forma, a Secretaria reforça a orientação do Ministério da Cidadania, que somente é necessário que o cadastro seja atualizado de dois em dois anos. No entanto, a SEMADS explica que existem exceções em alguns casos específicos, como:

  • Alteração de renda da família (Aumento ou diminuição da renda mensal);
  • Mudança na composição familiar (morte de alguém, nascimento, separação ou casamento);
  • Bem como, troca de endereço ou troca de unidade escolar de crianças e adolescentes.

PLANTÕES

O planejamento da Secretaria é que os plantões sejam realizados todo o último sábado do mês em uma das unidades do CRAS, iniciando em 27 de agosto, e perdurando por quatro meses, ou seja, até 26 de novembro.

Como isso é uma demanda nacional, o sistema muitas vezes fica instável. Por isso, estamos propondo os plantões para tentar sair do período onde muitos cadastradores estão ativos no sistema. Além disso, possibilitamos que as pessoas que não podem ir até a unidade durante a semana, consigam receber o atendimento.

Programação

  • 27 de agosto (CRAS 2)
  • 24 de setembro (CRAS 3)
  • 29 de outubro (CRAS 1)
  • 26 de novembro (CRAS 4)

Por fim, os atendimentos nas unidades durante o plantão ocorrem das 8h30 às 12h e das 13h às 17h. Nos demais dias, o atendimento nas quatro unidades do CRAS do município não terá alteração.

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Antunes

Jornalista

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