Da Redação, com Álvaro Borges
A Secretaria de Educação de Foz do Jordão recebeu na manhã desta terça feira (16) do Prefeito Neri Quatrin uma coleção de livros novos para a APM da Escola Municipal Padre Emílio Barbiéri (EMPEB). Os mais de 300 exemplares foram adquiridos através do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) e serão utilizados com os alunos da EMPEB e do CMEI (Creche Municipal Criança Feliz).
Segundo a Secretária de Educação Cléia Vornes Clein a leitura tem grande importância na vida do aluno. ”A leitura tem o poder de transformar vidas, influenciar atitudes e revolucionar a forma de expressão de um povo. O indivíduo que sabe fazer uma leitura adequada não apenas do livro, mas do mundo a sua volta, influencia todos ao seu redor pelo seu vocabulário amplo, sua boa escrita e sua capacidade de argumentação bem desenvolvida. Um de nossos objetivos com a aquisição dessa coleção é colocar à criança em contato direto com o mundo mágico da leitura, oportunizando lhe não apenas a obtenção de informações necessárias hoje e em seu futuro, mas proporcionando-lhe, o prazer da leitura através da descoberta” frisou.
As histórias infantis devem fazer parte da infância de toda criança. Toda a literatura infantil contribui para o crescimento emocional, cognitivo e para a identificação pessoal da criança, propiciando ao aluno, a percepção de diferentes resoluções de problemas, despertando a criatividade, que são elementos necessários na formação da criança de nossa sociedade. Os desenhos e o enredo das histórias de literatura infantil é um convite que fascina toda criança, e lhe proporciona um grande interesse pela leitura.
Mesmo antes de aprender a ler, as crianças devem ser colocadas em contato com a literatura. Ao ver um adulto lendo, ao ouvir uma história contada por ele, ao observar as rimas, os pequenos começam a se interessar pelo mundo das palavras. É o primeiro passo para se tornarem leitores literários – percurso que vai da Educação Infantil e se estende até o fim do Ensino Fundamental.
De acordo com o Prefeito Neri Quatrin, o objetivo da aquisição do material didático é incentivar os alunos à leitura, buscando proporcionar à criança um estreitamento entre o mundo da leitura e o seu, visando através disso, sanar as dificuldades outrora comentadas e propiciar ao aluno novas descobertas na área da leitura e da escrita.