22/08/2023
Cotidiano Guarapuava Saúde

Secretaria de Saúde de Guarapuava recebe visita do Ministério da Saúde

Os técnicos vieram avaliar os indicadores para obtenção dos selos de eliminação da transmissão vertical do vírus HIV e da sífilis

Visita-Ministério-da-Saúde-2

A visita ocorreu nessa quarta (9) (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

A Secretaria de Saúde de Guarapuava, por meio da Vigilância Epidemiológica, recebeu nesta quarta (9), uma comitiva com representantes do Ministério da Saúde (MS). A visita da equipe busca verificar e avaliar os indicadores de transmissão do vírus HIV e da Sífilis.

Ou seja, analisar os projetos da Secretaria e os dados enviados para a obtenção dos selos de eliminação da transmissão vertical do vírus HIV. Além das boas práticas para a eliminar a transmissão da sífilis. Conforme a secretária de Saúde, Chayane Andrade, a Secretaria vem trabalhando para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

Assim, a análise ocorre em todos os setores de trabalho, desde o cuidado materno infantil, na Clínica da Mulher, com o acompanhamento da gestante e da criança na primeira infância. Assim como no trabalho das 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), da Vigilância em Saúde e do SAE.

De acordo com a Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura, o selo tem como objetivo certificar Estados e municípios que se aproximam da eliminação da transmissão vertical da sífilis e do HIV. Ou seja, quando a criança é infectada durante a gestação, parto, e em alguns casos durante toda a amamentação.

RECONHECIMENTO

A intenção do Governo Federal é reconhecer os esforços da gestão local e das equipes de saúde em eliminar a transmissão do vírus e aumentar o acesso à testagem e ao tratamento. A consultora da coordenação de HIV e Sífilis do MS, Maria da Guia de Oliveira, explica que há alguns indicadores que o município precisa cumprir para receber o selo. Além disso, há três tipos de selo: bronze, prata e ouro.

Estamos aqui para avaliar os indicadores, que são critérios para que eles obtenham essas certificações. Estivemos participando de uma reunião técnica-política, onde foram apresentados os trabalhos e projetos que o município e o Estado desenvolvem em Guarapuava. Após isso, vamos visitar os locais em que funcionam os serviços de saúde no município.

Nesta primeira reunião, os técnicos do MS assistiram as apresentações dos coordenadores e representantes do SAE. Bem como dos departamentos da Secretaria, do Laboratório Municipal, do Centro de Saúde da Mulher, da 5ª Regional de Saúde e de unidades hospitalares do município.

A equipe ainda visita, até a próxima sexta (11), as maternidades do Instituto Virmond e do Hospital São Vicente, o Centro de Saúde da Mulher de Guarapuava, as UBS’s São Cristóvão e Xarquinho II. Além da Vigilância Epidemiológica, o SAE e o Laboratório Municipal.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.