A Secretaria Municipal de Saúde recomendou que a população volte a usar máscaras em Guarapuava. Isso porque, houve um aumento significativo do número de casos na última semana. Assim como a circulação da nova variante ômicron com ênfase as sub linhagens BQ.1*, BA.5.3.1 no Brasil.
Apesar de zerado na última semana, o número de casos no município voltou a subir. Assim, houve registro de 12 confirmações em sete dias e a taxa de positividade chegou em 3%. Por isso, a Secretaria e a Vigilância Epidemiológica intensificam as recomendações dos cuidados.
Uma das indicações é a higienização frequente das mãos com álcool 70% ou água e sabão. Além do uso de máscaras de proteção facial, principalmente por pessoas com fatores de risco para complicações da covid-19 (em especial imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com múltiplas comorbidades).
Além disso, também há indicação do uso para pessoas com sintomas gripais ou que tiveram contato com casos confirmados de covid-19. A Secretaria também recomenda manter a vacinação em dia de acordo com a faixa etária. Com especial atenção às doses de reforço.
Leia outras notícias no Portal RSN.