22/08/2023
Saúde

Secretário de Estado da Saúde abre campanha contra polio em Guarapuava

Às 10 horas deste sábado (08), no Calçadão da Rua XV de Novembro, em Guarapuava, começa oficialmente, a Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil. O secretário de Saúde do Paraná, em exercício, René Santos e o secretário municipal de Saúde Stefan Wolanski Negrão participam do evento em frente à Praça 9 de Dezembro.

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, a imunização acontecerá em todos os postos de saúde, Cisgap, escolas municipais, colégios estaduais e outros pontos da cidade,  das 8 às 17h.

Devem ser vacinadas crianças entre 6 meses e menos de 5 anos, sem contra indicação, exceto se estiver com muita febre.As crianças, dentro da faixa etária estabelecida, devem receber a vacina oral (duas gotinhas). Essa campanha é direcionada a faixa etária entre 6 meses e menos de 5 anos, que vão receber as gotinhas. Já os bebês de 0 a 6 meses estão sendo acompanhados pela Secretaria de Saúde para receberem a vacina injetável, conforme determinação do Ministério da Saúde. “Mas elas também podem receber a dose durante a campanha, caso não tenham sido imunizadas”, informa o diretor da Vigilância Epidemiológica, Fernando Pedrotti. A campanha prossegue até o dia 21 deste mês.

Guarapuava tem 11.949 crianças entre 6 meses e menos de 5 anos. A meta é imunizar 95% dessa população infantil. Os pais ou responsáveis podem levar as crianças em qualquer posto de saúde e Cisgap, menos nas duas unidades de urgência 24 horas. A campanha tem o apoio dos Rotarys Guarapuava, Guairacá e Lagoa.

Locais de vacinação:

Cisgap
Postos de Saúde das zonas urbanas e rural
Escolas municipais
Colégios estaduais
Colégio Nossa Senhora de Belém
Terminais de ônibus
Unicentro
Rodoviária
Calçadão da XV
Posto Rodoviário de Turvo
Posto Rodoviário do Guará
Polícia Militar
Berçário Municipal
Supermercado Ponto Extra
Superbaratão Saldanha
Superpão Hiper
Supermercado Dal Pozzo
Unimax
Centro de Nutrição Renascer
Comunidades: Toca da Onça, São José, São Vicente, Jardim das Américas, Iraque e Guaratu.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.