A Secretaria de Cultura (Secult) empossou na última sexta (19) os novos Conselheiros Municipais de Cultura de Guarapuava. A ação ocorreu durante a II Conferência Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, onde também houve a apresentação do Plano Municipal de Cultura
Conforme a Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura, a Conferência teve como tema “Ações e Estratégias para o Fortalecimento da Cultura de Guarapuava: construção do Plano Municipal de Cultura”. Dessa forma, busca o fomento cultural no município.
De acordo com a secretária Rita Felchak, o momento é o início de um novo marco da história. Bem como a celebração das forças e riquezas da cultura de Guarapuava, por meio das políticas culturais tão dialogadas nos últimos meses.
Em quarenta anos de carreira, é a primeira vez que vejo a classe artística tão presente e unida, o que torna esse momento ainda mais especial.
Nas pré-conferências que ocorreram em julho houveram grupos de discussão sobre eixos temáticos que contemplam os diversos segmentos da área artística do município. Assim, áreas como música, dança, literatura, cultura tradicional e outras entraram em discussão nos encontros.
Dessa maneira, houve definição de metas e estratégias para a gestão cultural da cidade. Além disso, ocorreu a eleição dos conselheiros e delegados que vão representar a cultura do município, compondo o Conselho Municipal de Cultura.
Para o prefeito Celso Góes, há alguns anos, tudo o que está sendo concretizado, não passava de um sonho distante. “De fato, tudo isso que estamos vendo ser concretizado, foi construído com muita dificuldade”.
Leia outras notícias no Portal RSN.