*Matéria atualizada às 9h50 para inclusão de informação no último parágrafo.
Segue a campanha nacional contra a gripe. Em Guarapuava e no restante do Estado, a vacina é oferecida gratuitamente nas Unidades de Saúde. A estimativa é que, só no terceiro planalto, 46.371 sejam vacinadas. Segundo informações do Departamento de Epidemiologia da Secretaria de Saúde do município, deste número, o total esperado de aplicações em idosos é de 16 mil.
No Paraná, a secretária de Estado da Saúde (Sesa) tem a expectativa de que 3,2 milhões de paranaenses sejam imunizados – ou seja, 90% do público-alvo.
Neste ano, de acordo com o último boletim da Sesa, havia 31 casos confirmados da doença e cinco pessoas foram a óbito.
A Sesa recomenda que a população procure a imunização o quanto antes, já que a vacina demora, em média, 15 dias para fazer efeito.
Podem tomar a vacina gratuitamente crianças entre 6 meses e 4 anos, gestantes, mães em período pós-parto, servidores da saúde, indígenas, cidadãos privados de liberdade, funcionários do Sistema Prisional e professores da rede pública e privada.
Para se vacinar contra a gripe, é preciso ter em mãos o documento pessoal, carteira de vacinação e cartão do SUS. Para fazer o cartão, é necessário documento pessoal e comprovante de residência.