22/08/2023
Obituário

Seguro recebe equipamento que beneficiará a agricultura familiar

imagem-39554

O prefeito do município de Turvo, Marcos Seguro, participou nesta sexta-feira (22) da entrega de 35 retroescavadeiras aos municípios da Cantuquiriguaçu e do território Paraná Centro. A solenidade realizada em Nova Laranjeiras contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, entre outras autoridades federais, estaduais, regionais e municipais. Os equipamentos ficaram expostos em frente a Estação Nova Laranjeiras, às margens da rodovia BR 277. O território da Cantuquiriguaçu recebeu 18 máquinas contra 17 entregues ao Paraná Centro. Estas máquinas estão inseridas no âmbito da Ação de Recuperação das Estradas Vicinais da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal.

“Essa é mais uma grande conquista para os pequenos agricultores do Turvo e é uma resposta a um antigo anseio das pequenas comunidades rurais que são a maioria no nosso município,” afirma Seguro.

 

De acordo com o MDA, o PAC2 atua fundamentalmente na melhoria das condições de infraestrutura do país, nos mais variados eixos, como transporte, energia, habitação, entre outros. Esta ação em especial é implementada pelo MDA, Ministério do Desenvolvimento Agrário e tem como foco o publico da agricultura familiar nos pequenos municípios principalmente aqueles que possuem menos de 50 mil habitantes. 

Assim sendo, segundo o MDA, o equipamento tem um destino específico, ou seja, recuperar estradas vicinais e fazer pequenas obras em favor dos agricultores familiares e assentados pela Reforma Agrária, como pequenos açudes e represas subterrâneas , por exemplo. Outros usos, entre eles, recolher lixo da cidade ou fazer melhorias em propriedades que não são de agricultores familiares, estão expressamente proibidos podendo resultar na perda da máquina pelo município. O MDA anuncia que fiscalizar a utilização do equipamento de forma rigorosa.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.