22/08/2023
Cotidiano Educação Em Alta Região

Seis escolas de Rio Bonito do Iguaçu retomam hoje as aulas

Das 7 instituições estaduais de ensino de Rio Bonito do Iguaçu, 6 são escolas do campo. Na rede municipal, 5 das 9 escolas estão fora da área urbana

Aulas são retomadas (Foto: Vinicius Guerra/Seed)

Todas as escolas da área rural de Rio Bonito do Iguaçu, retomam as aulas nesta segunda (17). O atendimento escolar em algumas delas ficou suspenso desde a última sexta (7), quando um tornado devastou o município.

Das sete instituições estaduais de ensino de Rio Bonito do Iguaçu, seis são escolas do campo, localizadas em distritos, assentamentos e comunidades rurais. Dessas, cinco já haviam retomado as aulas ao longo da semana. O Colégio Estadual Ireno Alves dos Santos também retoma as operações hoje (17). Houve a conclusão das ações de limpeza, retirada de entulho e reparos emergenciais.

A retomada das aulas em todas as escolas do campo será viabilizada graças à disponibilização de 14 ônibus escolares para atendimento à população da cidade. Os ônibus fazem parte da frota dos colégios agrícolas estaduais. E vão transportar alunos das redes estadual e municipal de Rio Bonito do Iguaçu.

Além de garantir o retorno das famílias à normalidade e a continuidade dos conteúdos pedagógicos, a reabertura das escolas é fundamental para o acolhimento aos estudantes afetados pelo evento climático.

REDE MUNICIPAL

Na rede municipal de Rio Bonito do Iguaçu, cinco das nove escolas estão localizadas fora da área urbana, e tiveram as aulas suspensas desde o tornado. Com o transporte garantido pelos ônibus escolares, todas as escolas poderão receber alunos a partir desta segunda (17).

ALUNOS DA ÁREA URBANA

Com o retorno das atividades nas escolas do campo, apenas instituições de ensino da área urbana de Rio Bonito de Iguaçu – parte mais afetada do tornado – seguirão em obras para a retomada das aulas.

O governador Ratinho Junior, anunciou um aporte de R$ 10 milhões para a reconstrução completa do Colégio Estadual Ludovica Safraider. A previsão é de que a escola volte a operar, completamente reestruturada, no início de 2026.

Mesmo enquanto as obras avançam, os cerca de 600 estudantes do colégio poderão continuar os estudos. A chegada dos ônibus escolares também deve viabilizar o transporte dos alunos para Laranjeiras do Sul, município vizinho, onde terão aulas em salas cedidas pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

No caso da rede municipal, 500 alunos dos colégios mais atingidos serão atendidos em um Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEBJA), também em Laranjeiras do Sul.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN. @gilson_boschiero

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.