22/08/2023



Cotidiano Guarapuava

Seis mil pontos de Guarapuava já receberam lâmpadas de Led

Substituição das antigas lâmpadas comuns pelas de Led, também será ampliada para os distritos e para parques e praças de Guarapuava

led-03-scaled

Seis mil pontos de Guarapuava já receberam lâmpadas de Led (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

 

A modernização do parque de iluminação pública já atingiu cerca de seis mil pontos em diversos bairros e ruas de Guarapuava. A troca até agora se traduz em uma economia de 67% aos cofres públicos nos pontos onde foram executados os serviços. A execução desse serviço no município é garantida com a PPP (Parceria Público-Privada). Assim, a parceria firmada em dezembro do ano passado, entre a prefeitura e a empresa Ilumina Guarapuava, é responsável pela manutenção e substituição das antigas lâmpadas comuns pelas de LED.

De acordo com o secretário de Planejamento, Paulo Dirceu Rosa de Souza, a troca das lâmpadas de vapor de sódio ou mercúrio pelas de LED, chega a oferecer três vezes mais luminosidade e isso gera muito mais segurança para o cidadão. “O nosso cálculo revelou que ultrapassamos os 40% de economia previstos no contrato e alcançamos 67%. Isso representa mais de R$ 235 mil/mês em economia nos locais modernizados. Assim, tais recursos podem ser utilizados em outras demandas”.

Ainda conforme o secretário, o serviço de modernização e melhoria de qualidade de vida para a população é garantido sem onerar em um centavo os moradores. O efeito positivo na qualidade do serviço e na economia pública desencadeou a ampliação do planejamento municipal para modernizar também diversos espaços públicos da cidade.

“Havíamos deixado parques e praças fora do contrato, mas já fizemos uma análise para incluirmos estes locais. Assim, nos próximos dias, faremos um aditivo no contrato para a inclusão de praças e parques municipais para que esses espaços também possam ser modernizados até o fim do ano”.

(Foto: Anderson Zacalusni)

COBERTURA ATUAL

A novidade fortalece a PPP do município, que conta com cronograma de modernização com o serviço de substituição de mais de 23 mil luminárias no período de dois anos. Cinco meses depois do início dos trabalhos, Guarapuava já alcança uma cobertura de 26%, muito à frente do previsto no contrato para esse período.

As novas lâmpadas já estão instaladas em aproximadamente 18 Regiões da cidade. Bairros e vilas como Alto Cascavel, Jardim das Américas, Cascavel, Colibri, Vila Mariana, Condomínio Firenze. Também na Vila Bela, Jardim Pinheirinho, Planalto, Santa Cruz, Santana, Trianon e Pérola do Oeste. Além disso, as principais vias de acesso também foram modernizadas, como as avenidas Manoel Ribas, Moacir Júlio Silvestri e XV de Novembro.

De acordo com a Secretaria de Comunicação, nos próximos 30 dias, a expectativa é incluir os Distritos na modernização, buscando atender as Colônias Vitória, Samambaia, Cachoeira, Socorro, Jordãozinho, por exemplo. Vale ressaltar que 100% das luminárias que estão sendo substituídas no município, já estão preparadas para telegestão. Assim, mais de 600 delas estarão operando o software nos próximos 90 dias, dando início ao funcionamento do sistema supervisionado.

Por fim, esse serviço será comandado por um Centro de Controle Operacional para verificação de funcionamento das luminárias em todos os pontos da cidade.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo