Seis municípios da Região de Guarapuava registraram denúncias contra empresas por assédio moral. Os dados são do Ministério Público do Trabalho (MPT-PR), que contabilizou as informações até essa quinta (20).
Entre as cidades, a Região tem denúncias em Dois Vizinhos, Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Pinhão, Prudentópolis e União da Vitória. De acordo com o MPT-PR, o Paraná soma 77 denúncias, sendo o segundo estado do país com mais notificações.
No entanto, entre os Estados da Região Sul, o Paraná ocupa o primeiro lugar no ranking. Isso porque, Santa Catarina tem 75 denúncias e o Rio Grande do Sul, 54. O ministério reforça que os números mudam diariamente.
DADOS NACIONAIS
Em uma escala nacional, as denúncias já somam 847. Os Estados com mais denúncias contra empresas até ontem (20), eram Minas Gerais (215), Paraná (77) e São Paulo (67). Conforme o órgão, houve um aumento do número de denúncias após o primeiro turno das eleições. O 2° turno será em 30 de outubro.
Ainda de acordo com o MPT-PR, assédio eleitoral é crime. Ele ocorre quando um empregador age para coagir, ameaçar ou prometer benefícios para que funcionários votem em determinados candidatos. O assédio eleitoral pode ser penalizado na esfera trabalhista e criminal, no entanto, não possui lei específica que tipifique o crime.
Para denunciar, basta ligar nos seguintes números: (41) 3304-9000, (41) 3304-9001 e (41) 3304-9009. Por fim, os trabalhadores também podem denunciar pelo site do MPT.
(*Com informações no Portal G1)
Leia outras notícias no Portal RSN.