22/08/2023
Saúde

Selo ODM premia superação das metas alcançadas em Guarapuava

imagem-97789

Da Redação

A Prefeitura de Guarapuava recebeu, pela primeira vez, o Selo ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio), que valoriza as ações desenvolvidas na superação das metas estabelecidas pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2000. O Projeto Orquídea, desenvolvido pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, foi certificado pelos méritos alcançados no Objetivo 3, que prevê a promoção da igualdade entre os sexos e a valorização da mulher. Já o Programa Mamãe Guará, da Secretaria de Saúde, cumpriu o Objetivo 5, que busca melhorar a saúde das gestantes. A entrega da 5ª edição do selo aconteceu durante o Congresso “As conquistas dos ODM e os desafios dos ODS”, no Campus da Indústria, em Curitiba.

“Desde 2013, a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres trabalha no enfrentamento à violência. A implantação da Casa Abrigo e outras ações de valorização são pontos fundamentais nesse processo evolutivo, que mereceu esse reconhecimento”, comemora a vice-prefeita e secretária de Políticas para as Mulheres, Eva Schran. De acordo com a médica Regina Maura Diniz, representante da secretaria de Saúde, o selo é consequência do desenvolvimento de sistemas integrados de saúde pública. “Hoje é um dia especial. Guarapuava efetivou diversas ações que cumprem as metas estabelecidas pela ONU e, devido à eficiência dos trabalhos, garantimos esta premiação”, conclui.

A partir de janeiro de 2016, os ODM darão lugar aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), que vão guiar a prosperidade global pelos próximos 15 anos. O foco principal continua sendo a erradicação da pobreza extrema no mundo. “Os investimentos em obras e projetos sociais refletem nas transformações pelas quais Guarapuava está passando e que melhoram a qualidade de vida da população”, enfatiza o prefeito Cesar Silvestri Filho.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.