* Por Rogério Thomas
Manifestantes de movimentos sem-terra estão programando bloqueios para as BRs 373, em Candói, e 277, em Laranjeiras do Sul, e a PR 466 em Pitanga, a partir desta terça feira (12).
Hoje pela manhã, eles já estão bloqueando os dois sentidos da BR-116, em Curitiba. O congestionamento chega a sete quilômetros, em ambos os sentidos da rodovia, na região próxima ao Ceasa, no Contorno Leste.
No total, oito rodovias do Paraná serão bloqueadas por integrantes de movimentos sem-terra nesta terça e quarta feiras (13). Mobilizações estão previstas para ocorrer, além de Curitiba, em Marmeleiro, Cascavel, Pitanga, Candói, Quedas do Iguaçu, Laranjeiras do Sul e Mauá da Serra.
De acordo com a assessoria do Movimento dos Sem-Terra (MST) – um dos organizadores dos protestos -, as principais reivindicações do ato são a reforma agrária, educação no campo, assistência técnica, recursos para abastecimentos das unidades agroindustriais, habitação, reforma política e melhorias no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Mais informações em breve.