O Centro Acadêmico (CAMV) e o Departamento de Medicina Veterinária (DEVET) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) promovem de 21 a 25 de maio a Semana Acadêmica de Medicina Veterinária (SEMAVU). O evento tem o intuito de disseminar conhecimento sobre as diferentes áreas de conhecimento dentro da Medicina Veterinária para o setor de Ciências Agrárias, bem como, para a comunidade externa. Com uma programação bem abrangente, a semana acadêmica contempla palestras de diferentes áreas de atuação da veterinária, desde temas como as fases de abate de frangos a acupuntura em pequenos animais. O evento inicia às 8h30 na segunda-feira ,21, no auditório principal do Campus Cedeteg, com a solenidade de abertura e entrega de materiais. O vice-presidente do Sindicato Rural, Anton Gora, será um dos componentes da mesa. A primeira palestra será às 10 horas, ministrada pela Dra. Heidi Valquíria P. Ferreira, da Universidade de Sâo Paulo (USP), sobre Acumuladores de Animais.
O presidente do Centro Acadêmico, Mario Henrique Alves destaca a importância da participação dos alunos do primeiro ano para conhecerem as diferentes áreas que o veterinário pode atuar. “A nossa intenção é mostrar uma variedade de temas sobre a medicina veterinária. Acho importante para quem está começando no curso adquirir uma visão mais ampla e geral sobre a veterinária”. As palestras relacionadas a grandes animais serão no auditório principal e as sobre pequenos e selvagens será no auditório de Química do Campus Cedeteg.
Segundo o vice-presidente do CAMV, Renê Hille Siqueira, o evento já conta com aproximadamente 200 inscritos. “A Semavu deste ano está mais completa, oferecendo ao participante mais opções de palestras dos temas mais diversos”.
Uma das particularidades da semana é que o aluno poderá optar por duas palestras, que acontecerão no mesmo horário, de acordo com sua área de interesse. “O evento é bem abrangente, ele é divido em dois módulos, o aluno escolherá se quer ir nas palestras sobre grandes animais ou de pequenos e animais selvagens”.
As inscrições custam R$ 80,00 e podem ser realizadas diretamente com membros do Centro acadêmico AGROVET – UNICENTRO, no dia do evento, ou pelo e-mail semavu2012@hotmail.com. O participante deverá enviar para o e-mail o nome completo, a universidade e o comprovante de depósito (escaneado). O pagamento deve ser via depósito bancário com identificação na Caixa Econômica Federal na Agência 0389-9 e Conta corrente: 3005616-3, operação 03.
O evento conta com o patrocínio do Sindicato Rural de Guarapuava, Erva Mate 81, Dom Nunez, Vetnil, Hotel Atalaia e Novamed. PROGRAMAÇÃO – Grandes animais
No módulo sobre grandes animais as palestras serão no auditório principal. Na segunda-feira, às 14 horas, o médico veterinário da Granja Frango Caipira, Fernando Salla falará sobre as fases do abate de frangos.
Na terça-feira pela manhã, a médica veterinária da GLOBO AVES Luciana Sanga irá ministrar sobre o tema “A importância do médico veterinário na inspeção federal”.
À partir das 14 horas, terá uma palestra sobre a manipulação de crescimento fetal em leitões e, às 15h30, novos conceitos no manejo da fêmea reprodutora suína, ambas ministradas pelo Dr. Edgard Hoshi, da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Na quarta-feira, às 8h30 o MsC. Rodrigo Rolim Duarte, da Unioeste abordará os principais casos cirúrgicos de eqüinos. Já às 14h, o manejo correto de ovinos de corte pela zootecnistaJacianiKlank.
Já na quinta- feira, o tema pela manhã será “Estratégias e aplicações práticas da suplementação a pasto”, pelo Sr. Marco Aurélio Alves, da UEL. À tarde, a Dra. Roberta Züge explicará aos alunos sobre a certificação na Pecuária.
No último dia, sexta-feira, a primeira palestra é com a Dra. Sabrina MarcantonioConeglian que discutirá sobre a importância da suplementação na produção animal e a qualidade dos ingredientes para fabricação de suplementos naturais.
Para finalizar o evento, no módulo de Grandes animais o Prof. PhD WilmarSachetin Marçal, da UEL, discutirá sobre a influência dos homens nas enfermidades metabólicas dos bovinos e sobre o Projeto “Capataz” – Capacitar para melhorar a produtividade animal. Pequenos e selvagens
Já no módulo para pequenos e selvagens as palestras serão no auditório de química, ao lado do auditório principal do Campus Cedeteg.
Na segunda-feira, às 14 horas será a palestra do médico veterinário, Antonio de Calais sobre Introdução ao manejo e clínica de répteis. Na terça, na parte da manhã, a MsC Suelen Berger Baldoto, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) falará sobre Oftalmologia Veterinária. Às 14 horas, a palestra “Exame neurológico sem “neura” e, às 15h30, “O que não fazer com uma fratura”, ambas com o MsC Bernardo Kemper da UNOPAR.
Já na quarta-feira, às 8h30, sobre a introdução a Homeopatia Veterinária e logo em seguida, a aplicação prática da homeopatia. No período da tarde, o Prof. MsCCalrosCoradassi discutirá sobre a importância da atuação do médico veterinário na Saúde Pública e a função do veterinário no NASF.
Ainda na quinta, às 8h30 a primeira palestra abordará “Acupuntura em pequenos animais” com o veterinário Werner Cordova. À tarde, o Dr. Mathias Dislich, do Parque das Aves, ministrará as palestras “Introdução à clínica de aves ornamentais” e a “Clínica de ramphastídeos”.