A semana começou com chuva em Guarapuava e Região. E o frio também vai dar as caras, com a chegada da primeira frente fria do outono, com queda significativa de temperatura. Logo cedo, quem acordou para ir trabalhar ou estudar teve que sair de casa com o guarda-chuva em mãos. Ao meio-dia o tempo ‘firmou’ e em algumas áreas do município até foi possível ver o sol. Conforme o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) para esta segunda (17) são esperados 26,2 milímetros de chuva.
As temperaturas de hoje devem ficar entre os 16°C e 22°C e há possibilidade das rajadas de vento chegarem aos 36 Km/h. Amanhã (18) os meteorologistas afirmam que as nuvens de chuva vão permanecer em Guarapuava, registrando 16,8 milímetros. As temperaturas devem ficar mais baixas, com mínima de 14°C e máxima de apenas 18°C. Já as rajadas de vento sobem para os 41 Km/h.
Na terça (18), áreas de instabilidade vindas do Paraguai e Mato Grosso do Sul, associadas ao eixo da frente fria, mantêm o tempo instável nas diversas Regiões paranaenses. Pancadas de chuva acompanhadas de descargas elétricas ocorrem a qualquer hora do dia. Novamente chove bastante em vários setores, com volumes expressivos.
A partir da metade da semana o tempo volta a ficar com o céu claro, mas as temperaturas caem bastante. Na quarta (19) o Simepar prevê mínima de 10°C e máxima de 17°C. Não há previsão de chuva, mas as rajadas de vento podem chegar aos 68 km/h.
Quem pensou que demoraria para tirar as blusas e cobertores do armário, já pode ir se preparando. Na quinta (20) os termômetros devem registrar mínima de 6°C e máxima de 17°C. As rajadas de vento diminuem para 45 km/h e também não deve chover.
Destaque para as temperaturas mais baixas no amanhecer. Temperaturas máximas também devem seguir amenas em boa parte do Paraná. Sensação de frio aumenta por conta dos ventos mais intensos.
Finalizando a semana, na sexta (21), feriado de Tiradentes, espera-se mais um dia de céu claro, mas novamente com temperaturas baixas. A mínima é de 7°C e a máxima de 18°C. Não deve chover, mas as rajadas de vento continuam fortes, chegando aos 49 km/h.
TEMPORAL EM MARQUINHO
E por fim, uma chuva forte acompanhada de granizo bloqueou a BR-158 na Localidade de Rio da Barra em Marquinho no fim da tarde deste domingo (16). O temporal derrubou árvores, bloqueando a rodovia por quase duas horas.
Leia outras notícias no Portal RSN.