A “20ª Semana de Geografia” e o “3º Seminário da Pós-Graduação em Geografia da Unicentro” iniciaram na segunda-feira (18), com o tema “Transformações Territoriais: A Geografia no Cenário Atual”. Além de debater o tema proposto, a semana tem a intenção de comemorar os 20 anos do PET (Programa de Educação Tutorial) Geografia, um dos mais antigos da Unicentro.
O principal propósito do evento é trazer debates do papel da Geografia neste cenário em que tantos desastres naturais estão acontecendo. A preservação do meio ambiente e outros temas da Geografia serão retratados sobre diferentes propostas teórico-metodológica, por meio de palestras, espaços de diálogo, sessões livres, minicursos e grupos de debates.
Segundo o professor Pierre Alves Costa, um dos organizadores do evento, o diferencial deste ano é que a ideia é trazer visões estrangeiras sobre a Geografia. A palestra de abertura, com a proposta de discutir a “Redução de desastres naturais: desafio dos geógrafos”, foi ministrada pelo professor Massato Kobiyama, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que possui nacionalidade japonesa. Na quinta-feira a palestra será ministrada pelo professor Frédéric Monie, que atualmente leciona na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o tema “Questão portuária e globalização”. “Ambos os palestrantes são professores estrangeiros, e apesar de morarem há algum tempo no Brasil incorporam os estudos brasileiros com uma visão da Geografia estrangeira e eu acredito que isto só enriquece o assunto”, avalia Costa.
Ainda na abertura do evento, houve a apresentação do Gruppo Folkloristico Italiano Anima, que apresentou danças típicas da região da Campagna, Sicília e do litoral, porém, com seus trajes típicos que representam a região de Napole e Sicília. “O grupo já realizou várias apresentações em vários estados brasileiros e cumpre com os objetivos de divulgar e apresentar esta cultura”, contou a coordenadora Ana Paulo Quintilhano, que reforça um convite para os interessados em participar do grupo procurarem os ensaios na Free Way, sempre aos sábados, às 16h.
A semana terá encerramento na sexta-feira (22), com um espaço de diálogos livres. A programação completa pode ser conferida pelo link: