22/08/2023
Cotidiano

Semana Missionária começa em Guarapuava

imagem-71240

A Comunidade São Luiz Gonzaga, pertencente à Diocese de Guarapuava, promoverá de 3 a 11 de maio a sua Semana Missionária, com o lema "Fazei Discípulos Meus". A programação está repleta de atividades como visitas nas casas, orações, meditações pessoais, leituras reflexivas da bíblia, chás e torneio missionário.

O primeiro dia do evento ocorreu ontem (3), com a acolhida dos missionários e distribuição de materiais, no salão paroquial. Logo depois, às 19h30, houve animação e reunião por setor de visitação. Às 20h30, uma carreata sob responsabilidade da Pastoral Familiar aconteceu por algumas ruas do bairro MorroAlto. No final da noite, foi servido um chá de confraternização, organizado pelos jovens locais.

Neste domingo (04) as atividades tiveram início às 8h, com procissão saindo da Associação João Paulo II. Em seguida, às 8h30, foi realizada uma Missa Missionária, coordenada pela Pastoral Litúrgica, pela Pastoral da Música e pela Pascom. Após um café da manhã, houve um mutirão de visitação pelos bairros vizinhos. Ao meio dia foi realizado um almoço missionário, seguido de visitações. No turno da noite, a partir das 19h30, ocorrerá a Santa Missa.

No terceiro dia das missões, dia 5 de maio, acontecerá um terço missionário, saindo às 6h30 do Cruzeiro até a Igreja. O café da manhã será realizado às 7h, seguido da Leitura Orante da Bíblia na Igreja. Ao meio dia será celebrada a santa missa. À tarde, a partir das 15h, será realizada a Hora da Misericórdia. Depois, às 18h, haverá um momento mariano. A visitação por setor, nas casas que faltam, ocorrerá às 18h30. Às 21h, acontecerá o chá da noite, com uma partilha do dia.

Conheça a programação a partir de terça feira (06):

Já no dia 6 de maio, as atividades começarão às 6h20 com a Celebração Eucarística. A programação do restante do dia será a seguinte: 8h – Leitura Orante da Bíblia na Igreja; 12h – Oração do Angelus; 15h – Hora da Misericórdia; 18h – Oração Mariana; 18h30 – Visitação por Setor; 19h30 – Adoração nas casas; 20h30 – Procissão luminosa até a Igreja; 21h – Oração da Noite, com benção do Santíssimo Sacramento; 21h10 – Chá da noite, com partilha do dia.

Dando seguimento a semana missionária, no dia 7 de maio, às 6h20, haverá a celebração da Santa Missa. A Leitura Orante da Bíblia e a Oração do Angelus ocorrerão às 8h e às 12h, respectivamente. Depois a programação continua com as mesmas atividades do dia anterior: Hora da Misericórdia, Oração Mariana, Visitação por Setor, Adoração nas Associações e Chá da Noite, com partilha do dia.

No dia 8 de maio, as atividades serão exatamente iguais das 6h20 da manhã até às 18h. Depois, às 19h30, será realizada uma noite de homenagens, seguida pelo chá da noite.

No dia seguinte, 9 de maio, as atividades iniciarão às 7h, com café da manhã. Logo depois, às 8h, haverá adoração ao Santíssimo, seguida pela Oração do Angelus, Hora da Misericórdia e Oração Mariana. Às 19h30, ocorrerá a missa do perdão.

A programação do oitavo dia (10) das missões terá início às 8h, com café da manhã. Na sequência, às 9h, haverá uma missa da renovação das promessas batismais. Às 10h, será realizado as visitas nas casas que faltam e o terço nas residências. No turno da tarde, a partir das 14h, acontecerá o torneio missionário dos jovens.

No encerramento da semana missionária, no dia 11 de maio, será realizada a missa de envio dos missionários às 8h30. O café da manhã para a comunidade acontecerá às 9h30. Logo depois, às 10h30, ocorrerá a avaliação da missão, seguida pelo almoço de confraternização. Os organizadores da atividade salientam que após a semana missionária cada família é convidada a criar, ou inserir em algum dos grupos bíblicos, a participar das missas e da vida da comunidade.

A adolescente de 11 anos, Laura Negrelli, acompanhada dos colegas missionários, Erix Bonfim, 15 anos e Angélica Eliza Silveira, 13 anos, estavam juntos visitando casas do bairro Morro Alto na manhã deste domingo (04). “É gratificante estarmos visitando as casas e a aceitação tem sido boa. Somos todos missionários e a semana é apenas o começo de um trabalho que desenvolvemos na nossa comunidade o ano inteiro”, enfatiza Angélica.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.