22/08/2023



Cotidiano Guarapuava Previsão

Semana promete geada e frio intenso em Guarapuava

As baixas temperaturas chegam com tudo e devem trazer geada e ventos fortes para o município. Amanhã a mínima fica na casa de 1°C

geada17-1024x485

Perto de 0°C, semana promete geada e frio intenso em Guarapuava (Foto: Arquivo/RSN)

Se você saiu da cama cedinho, já percebeu. As primeiras horas desta segunda (16) estavam geladas e já mostravam a tendência da semana. Depois de uma madrugada chuvosa, Guarapuava amanheceu fria e com aquele sol que não esquenta.

Dessa forma, as baixas temperaturas começam a dar ‘as caras’ e ditar a estação. Isso porque os meteorologistas alertam os guarapuavanos sobre a ocorrência de geada ainda hoje. Por volta das 22h, o fenômeno já deve chegar, quando o termômetro marcar 4°C.

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a mínima de hoje será 3°C e máxima, 14°C. As rajadas de vento podem chegar a 59 Km/h. Um tempo ideal para pratos quentes, como caldos e sopas que fazem sucesso nessa época.

E se a esperança era a que na terça (17) as temperaturas subissem, se enganou. Vai fazer mai9s frio ainda. Conforme o Simepar, amanhã será o dia mais frio desta semana. A mínima prevista é de apenas 1°C. E a máxima não vai longe com apenas 9°C. E se já não bastasse as baixas temperaturas, as rajadas de vento aumentam ainda mais a sensação de frio com até 77 Km/h.

Conforme os meteorologistas, isso ocorre por causa da massa de ar polar. Um sistema de baixa pressão posicionado no oceano, na altura do Uruguai, também contribui para ingresso de umidade até o Paraná.

Por isso, a nebulosidade fica mais presente entre o Oeste, Sudoeste e o Centro-Sul durante a madrugada e manhã. Deve garoar por alguns momentos, e no Sul paranaense não se descarta ocorrência de chuva congelada. Geadas também são previstas para alguns setores: parte do Noroeste, do Norte, Campos Gerais e RMC [Região Metropolitana de Curitiba]. Ao longo do dia as nuvens perdem força, mas não esquenta.

Na quarta (18), o céu pode ficar nublado e o sol não deve aparecer. Desse modo, os moradores vão precisar reforçar os casacos, isso porque a mínima fica na casa dos 2°C e a máxima não passa dos 7°C. O vento vem para deixar o dia ainda mais gelado. As rajadas podem chegar a 84 Km/h.

Na quinta (19), as rajadas de vento diminuem para 46 Km/h e o sol reaparece, mesmo que tímido, escondido entre as nuvens. Os termômetros variam entre 5°C e 13°C. De acordo com o Simepar, a massa de ar polar ainda continua influenciando dos dias no Estado.

Entre a quarta e quinta (19) o ar polar predomina no Paraná, com destaque para o forte resfriamento em todos os setores. O céu continua com muita nebulosidade, e isto impede a formação de geadas mais generalizadas. Inclusive, não se descarta ocorrência de chuva congelada em algumas regiões (especialmente no Centro-Sul).

Na sexta (20) os especialistas afirmam que o céu fica mais aberto, com poucas nuvens. Sendo assim, dá para ‘lagartear’ e se aquecer no sol. Entretanto, as  temperaturas ainda ficam baixas, com mínima de 3°C e máxima de 14°C. A boa notícia é que as rajadas de vento perdem a força de vez chegando a 13 Km/h.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo