22/08/2023
Educação

Senai lança desafio

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Da Redação, com assessoria 

Está sendo lançado em todo o Brasil o Desafio Senai de Projetos Integradores. A iniciativa é do Senai Nacional, com apoio do Senai Centro Internacional de Inovação, no Paraná.

A competição vai envolver alunos e professores de cursos técnicos em torno de quatro desafios relacionados à transformação de resíduos industriais em aplicações que produzam valor à sociedade, à ampliação do uso de energia renovável em residências ou em empresas, à mobilidade urbana  com tecnologias e sistemas de informação e comunicação eficientes, e à otimização do uso da água nos processos de fabricação, com soluções econômicas.

De acordo com Elaine Cristina de Andrade, da área de Educação Empreendedora e Investimento Privado do Senai, o desafio tem dois pontos principais. “O primeiro é a integração dos alunos para que durante o aprendizado por projetos, se inspirem no caminho do empreendedorismo e vislumbrem novas oportunidades no real contexto em que estão inseridos. O segundo é vincular o aprendizado técnico com mais um curso diferente, o que se transforma em desafio para o aluno e para o docente orientador”, diz.

Avaliações regional e nacional

Está prevista a participação de cerca de 2.800 alunos no país, interagindo e postando suas ideias e soluções, na plataforma do Inove Mais. As soluções serão trabalhadas ao longo do semestre em sala de aula, sendo que ao final dos seis meses serão avaliadas por uma banca regional e, depois, por uma banca nacional. Os melhores projetos serão premiados.

Segundo Elaine, a equipe do Senai Centro Internacional de Inovação vem trabalhando há um ano no desenvolvimento desse projeto para fortalecer a cultura pelo empreendedorismo inovador em sala de aula, e fortalecendo a equipe de docentes para promover a educação empreendedora com os alunos.

“Foram capacitados mais de 60 docentes e 40 interlocutores regionais de todo o Brasil como multiplicadores da metodologia de Projetos Integradores. Esperamos aproximadamente 700 ideias postadas pelos alunos ao longo do semestre”, afirma.

 

Cristina Esteche

Jornalista

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