22/08/2023


Agronegócio

Senar irá realizar 15 cursos em setembro

imagem-98226

 Da Redação 

Os cursos disponibilizados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), por meio do Sindicato Rural de Guarapuava, acontecem todos os meses nas mais diversas áreas ligadas com o campo.

De acordo com a assessoria de comunicação do Sindicato Rural de Guarapuava, no mês de setembro, serão 15 capacitações em Guarapuava, Candói e Cantagalo, onde o Sindicato Rural possui sede e extensões de base.

Os cursos são gratuitos, voltados a trabalhadores e produtores rurais. Os interessados devem entrar em contato pelos telefones: (42) 3623-1115 (Guarapuava, falar com Gabriel), (42)3638-1721 (Candói, falar com Ana Paula) e (42) 3636-1529 (Cantagalo, falar com Daiane).

Guarapuava

Do dia 1º de setembro a 3 de setembro será realizado o curso “Trabalhador na Forragicultura – estabelecimento, recuperação e reforma de pastagem”, no Colégio Agrícola Arlindo Ribeiro, com a instrutora Karina Calil Caparroz. O objetivo é estabelecer, recuperar e reformar pastagens, minimizando os riscos de fracasso na execução destas atividades.

O curso Trabalhador na Segurança do Trabalho – NR 33 – espaço confinado – trabalhador e vigia acontece nos dias 3 e 4, na Fazenda Marieda e será conduzido pelo instrutor Daniel Giorno Nascimento. O objetivo é capacitar o trabalhador rural e/ou vigia para entrar em um espaço confinado e realizar atividades (limpeza, inspeção, manutenção, revestimento, testes, consertos, soldagens e resgates) com segurança.

Dos dias 9 a 11, ocorre a capacitação Trabalhador na Aplicação de Agrotóxicos – NR 38,1, na Fazenda Capão Redondo, com o instrutor Daniel Giorno Nascimento.  O objetivo é capacitar o participante para o trabalho de aplicação de agrotóxicos com pulverizadores.

O curso Trabalhador na Olericultura Básica – olerícolas de talos, folhas e flores será realizado dos dias 15 a 17 de setembro, no Sindicato Rural de Guarapuava. O curso visa conhecer e implantar os cultivos de olerícolas de talos, folhas e flores, baseando as decisões nos conceitos mais atuais para as culturas viáveis economicamente.

Dos dias 21 a 23, o curso Trabalhador na Bovinocultura de Leite – manejo e ordenha – instituições de ensino será realizado no Colégio Agrícola Arlindo Ribeiro, com o instrutor Itamar Cousseau. A capacitação visa a realização correta das principais práticas de manejo envolvidas na atividade leiteira.

O curso Jovem Agricultor Aprendiz – cenário agrossilvipastoril – mecanização agrícola acontece em duas turmas dos dias 23 de setembro a 17 de dezembro, no Colégio Estadual da Palmeirinha. O curso tem o objetivo de realizar manutenções preventivas e corretivas em máquinas e equipamentos agrícolas. O instrutor responsável é Rubens Gelinski. A carga horária é de 104 horas e a idade mínima de participação é de 14 anos. É necessário também que o jovem tenha sido aprovado no curso Jovem Agricultor Aprendiz – cenário agrossilvipastoril – gestão do agronegócio ou preparando para gestão.

Nos dias 24, 25 e 26 será realizado o curso Trabalhador na Olericultura básica – plasticultura, na Comunidade Guabiroba, com o instrutor Luiz Sérgio Krepki. A intenção da capacitação é a implantação e o manejo correto da olericultura em estufas plásticas.

Candói

Em Candói, dos dias 1º a 2, acontece o curso Produção Artesanal de Alimentos – conservação de frutas e hortaliças – conserva molhos e temperos, no Pavilhão da Comunidade Vila Nova, com a instrutora Ines Maria Wietozikoski. O objetivo é desenvolver produtos baseados nos métodos de conservação de alimentos aplicando técnicas e boas práticas de higiene.

O curso Produção Artesanal de Alimentos – panificação será realizado nos dia 3 e 4, no Centro de Referência e Assistência Social (Cras), com a instrutora Ines Maria Wietozikoski. A capacitação tem a intenção de desenvolver produtos panificáveis, aplicando técnicas de produção e boas práticas de higiene.

Já nos dias 8 e 9, será realizado o curso Produção Artesanal de Alimentos – derivados de leite, no Pavilhão da Comunidade Fartura. A instrutora é Margarida Maria Bocalon. O mesmo curso ocorre nos dias 10 e 11, no Cras. O objetivo é desenvolver produtos derivados do leite aplicando técnicas de produção e boas práticas de higiene.

A capacitação Trabalhador na classificação de produtos de origem vegetal – classificação de grãos – integrado de grãos será realizada dos dias 14 a 17, com o instrutor Zeno Alceu Helka na Agropecuária Santa Clara. O curso visa desempenhar com destreza a classificação de grãos de milho, soja, feijão e trigo para um maior rendimento agrícola.

No dias 22 e 23, na Arcam, acontece o curso Trabalhador na Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas – tratorista polivalente – básico. O instrutor é Domingos Carlos Basso. O objetivo é empregar técnicas corretas na operação, na regulagem e na manutenção de tratores agrícolas.

Cantagalo

O curso Trabalhador na Operação e Manutenção de Colhedoras Automotrizes – New Holland – básico será realizado nos dias 3 e 4, com o instrutor Domingos Carlos Basso. A intenção é empregar técnicas corretas na operação e na manutenção de colhedoras.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo