O guarapuavano Sérgio Oiler Horst Júnior, de 11 anos, o Serginho, faz na tarde desta sexta feira (25), o transplante de medula óssea para tratamento de um tipo raro de leucemia. De acordo com a mãe, Daiane de Paula Camargo, em entrevista ao Portal RSN, a filha Gabriela de 13 anos, que fará a doação da medula para o irmão, entrou no Centro Cirúrgico por volta das 11h30 da manhã. O procedimento previsto para terminar por volta das 14h30, inicialmente estava marcado para às 8h da manhã, mas houve um atraso.
“O procedimento com a Gabi deve durar cerca de três horas. Depois o material coletado vai para o Hemobanco, e só então será transplantado para o Serginho. Segundo a equipe médica, não sabemos que horas o transplante começa e quanto tempo vai demorar porque pode haver alteração de pressão arterial, pode dar febre e até alergia. Vai depender de como organismo do Serginho vai reagir”, afirmou Daiane.
Daiane também disse que devido às sessões de radioterapia e quimioterapia para destruir a medula doente, Serginho apresentou diarreia nessa quinta (24), mas que hoje já estava melhor. “É um tratamento muito delicado, doloroso e difícil. Dói muito ver um filho sofrendo, mas sei que Deus é maravilhoso e já deu tudo certo”, desabafou. Emocionada, a mãe disse que hoje é um dia muito especial para o Serginho e para toda a família.
Vamos manter a fé. Eu volto a pedir uma corrente de orações bem grande para que corra tudo bem com o Serginho que estará recebendo a medula e para a irmã Gabi também. São muitas emoções, muitos sentimentos envolvidos. Eu tenho uma gratidão enorme a Deus e a todos que estão com a gente, torcendo e apoiando.
O transplante estava inicialmente previsto para a última sexta (18), data em que segundo a mãe Daiane, Serginho iniciou o “condicionamento com quimioterapias e radioterapias para destruir a medula doente”. Serginho está internado no Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, e desde outubro está em tratamento.
O procedimento foi necessário porque o organismo do guarapuavano não estava respondendo ao tratamento com quimioterapia. Inicialmente existia a possibilidade de Serginho receber o transplante de uma criança do exterior, que possuía 100% de compatibilidade. Mas segundo a mãe, pela urgência do caso, a família optou que a doadora fosse a irmã de Serginho, Gabriela, de 13 anos. O tratamento de Serginho comove a comunidade de Guarapuava desde outubro do ano passado.
AÇÃO SOCIAL
No próximo dia 10 de fevereiro, será promovido um ‘Aulão’ Beneficente de Fit Dance, que mistura dança e diversão. Será no Ginásio da Paróquia Sant’ana, a partir das 15h, com a participação dos ‘Amigos do Sorriso’ e DJ Severino. Podem participar maiores de 14 anos. O valor é R$ 10. Os interessados podem se inscrever diretamente no Ginásio a partir das 14h. No pátio ao lado, serão montados brinquedos infláveis e os ‘Amigos do Sorriso’ vão divertir a criançada.
No último sábado (19), o London Pub fez uma ação beneficente para ajudar Serginho. Toda a renda líquida da portaria foi destinada para a família do guarapuavano que trata de leucemia em Curitiba.
DOAÇÕES
A família deve retornar a Guarapuava no fim de maio ou começo de junho se não houver intercorrências com a saúde dele e da filha Gabriela. Para facilitar as doações, Daiane abriu uma nova ‘vakinha online’. Para acessar a vakinha e fazer uma doação, clique aqui.
Também é possível ajudar a família através de transferências e depósitos bancários.
CONTAS
Caixa Econômica Federal
Agência: 2975
OP: 013
Conta poupança: 00023208-3
Sérgio Oiler Horst Júnior
Banco Bradesco
Agência: 0929-6
Conta poupança: 1005474-5
Sérgio Oiler Horst Júnior
CPF: 092.871.989-85