A partir desta segunda (15), o serviço de cadastro de pacientes que precisam de aparelhos respiratórios cedidos pelo município e pelo Estado passará a funcionar em novo local em Guarapuava. Anteriormente, a oferta desses aparelhos ocorria na Ouvidoria do serviço de saúde. Agora, funcionará junto à Atenção Domiciliar Melhor em Casa, no recém inaugurado Centro de Curativos Risolete Staben.
De acordo com a Secretaria de Comunicação, nos serviços deste programa, os aparelhos são prescritos aos pacientes a partir da consulta médica. Assim, é avaliada a necessidade dos equipamentos. Após a prescrição, os familiares devem efetuar um cadastro no Centro de Curativos.
A coordenadora do Programa Melhor em Casa e do Centro de Curativos, Maria Theresa Melhem Pellissari explicou que o programa une a Prefeitura e a 5ª Regional de Saúde. “O município é responsável pelos torpedos de oxigênio e pelos concentradores de ar ligados a energia elétrica. E a 5ª Regional oferece os equipamentos de CPAP, BiPAP e respiração mecânica. Todo esse atendimento agora funcionará junto à atenção domiciliar”.
Segundo a coordenadora, com a mudança, os mais de 500 pacientes que fazem uso do programa terão assistência com visita médica regular. “Se um paciente estiver internado e houver necessidade de uso dos aparelhos em casa, antes que ele receba alta, nossa equipe orientará os familiares sobre o cadastro e entregará o aparelho na casa do paciente, prestando auxílio aos familiares sobre o manuseio da máquina e eventuais dúvidas”.
O Centro de Curativos fica na rua Guaíra, nº 2069, no bairro Alto da XV.
Leia outras notícias no Portal RSN.