22/08/2023


Saúde

Sesa distribui 413 mil doses de vacinas contra a Influenza A

Conforme a Saúde, a campanha terá início na próxima segunda (4) e seguirá até o dia 3 de junho com um esquema de imunização por etapas

Distribuição de vacinas contra Covid 19, para as regionais de saúde do Paraná, no Cemepar, em Curitiba

Conforme a Agência Estadual de Notícias, as vacinas chegaram no Estado na quinta (24) (Foto: Albari Rosa/Sesa)

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) recebeu 413 mil doses de vacinas contra a Influenza para a campanha deste ano. A distribuição do primeiro lote do imunizante às 22 Regionais de Saúde ocorreu nessa terça (29). Conforme a Saúde, a campanha terá início na próxima segunda (4) e seguirá até o dia 3 de junho com um esquema de imunização por etapas.

Dessa forma, a primeira etapa deve contemplar idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde. Conforme Beto preto, a meta é atingir pelo menos 90% das 4.308.575 pessoas pertencentes a este grupo.

Este primeiro lote deve contemplar uma parte do primeiro grupo definido pelo Ministério da Saúde de idosos e trabalhadores da Saúde. Outras remessas devem chegar ao Paraná.

Já na segunda fase da campanha, a vacinação atenderá crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas e povos indígenas. Assim como, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento e forças armadas.

Além disso, de acordo com a Sesa, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso também pertencerão do segundo grupo. A Saúde ainda vai vacinar nesta etapa trabalhadores portuários e funcionários do sistema prisional. Assim como adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas. E ainda, a população privada de liberdade.

De acordo com governo federal, 80 milhões de doses produzidas pelo Instituto Butantan devem ser distribuídas para os estados. Todos os anos, a vacina passa por atualização para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus identificadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Dessa forma, nesta campanha, a imunização protegerá contra os subtipos da Influenza A (H1N1 e H3N2) e um subtipo da Influenza B.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo