22/08/2023



Cotidiano Guarapuava Saúde

Sesa distribui quase 3,5 mil vacinas da covid-19 para a 5ª Regional

As doses são para D1, D2 e dose de reforço, além das pediátricas. Conforme a 5ª Regional de Saúde, Guarapuava recebeu 790 doses da Janssen

dsc_5079_0

5ª Regional Guarapuava recebe hoje quase 3,5 mil vacinas contra a covid-19 (Foto: Sesa)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) distribuiu nessa quarta (18) mais 86.668 imunizantes para as 22 Regionais de Saúde. Dessa forma, a 5ª Regional de Guarapuava recebeu deste lote, 3.424 doses. Conforme a Sesa, a maior parte da remessa é destinada para a dose de reforço, além de contemplar doses pediátricas, primeira e segunda doses contra a covid-19.

Desse modo, das 3.424 doses, 40 são para dose pediátrica (D2), 130 doses da Pfizer também pediátrica (D2). Além disso, 84 doses de reforço da Pfizer, 1.490 da Janssen, também de reforço e AstraZeneca com 1.680 doses de reforço. Não há envio de vacina da Pfizer para o público geral (D1 e D2).

Para Guarapuava, a chefe da 5ª Regional de Saúde, Janaína Rodrigues Dias afirmou que serão distribuídas 790 doses de reforço da Janssen. Em Guarapuava, a Secretaria de Saúde suspendeu a vacinação da terceira e quarta dose da covid-19. Isso porque o município aguarda a chegada de novas vacinas para dar seguimento na aplicação. Agora, com a entrega de uma nova remessa, a secretaria pode disponibilizar a imunização para este público.

Mas por enquanto, as unidades de saúde estão fazendo a repescagem da primeira dose no público de 12 a 17 anos. Ou 18 anos ou mais. Assim como, a vacinação da segunda dose para quem já recebeu a dose da AstraZeneca há oito semanas da primeira, o imunizante da Pfizer a partir de 21 dias da última dose e a dose da Janssen será aplicada em quem tomou há 21 dias.

VACINAÇÃO INFANTIL

Para as crianças, a secretaria está disponibilizando a primeira dose para os menores de cinco a 11 anos. Além disso, está liberado também a segunda aplicação para crianças de 6 a 11 anos que receberam CoronaVac há 28 dias da primeira dose. E aqueles que receberam Pfizer e têm entre 5 e 11 anos podem receber a segunda aplicação, se a primeira ocorreu há oito semanas.

ESQUEMA DE DOSES NO PR

Assim, a secretaria enviou vacinas para diferentes públicos e esquemas vacinais. Do quantitativo total, 7.556 são vacinas para as crianças, 76.724 para dose de reforço (1ª e 2ª), 126 para primeira dose e 2.262 para segunda dose.

Da Pfizer são 6.260 doses pediátricas, 126 para a primeira dose e 2.262 para a segunda dose da população acima de 12 anos. E, ainda, 8.274 vacinas para a dose de reforço das pessoas acima de 18 anos.

As 33.185 vacinas da Janssen são para a aplicação da dose de reforço da população acima de 18 anos. A aplicação segue a idade e os prazos de intervalo, estipulados pelo Ministério da Saúde.

São ainda 35.265 doses da AstraZeneca por solicitação dos municípios, para o público adulto. Das 22 Regionais de Saúde, nove receberão vacinas pediátricas da CoronaVac para a aplicação da D2, totalizando 1.296 doses para finalizar o esquema vacinal das crianças de 6 a 11 anos.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, César Neves, o envio abastece as unidades de saúde e garante que mais pessoas estejam vacinadas.

Todas as semanas estamos enviando novas doses para abastecimento das regionais. O número de faltosos para o reforço passa de quatro milhões de paranaenses. Por isso, reforçamos a importância desse comparecimento nos locais de vacinação para colocarem em dia a vacina contra a covid-19.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo