22/08/2023



Paraná Região Saúde

Sesa lança nesta quinta (23), a segunda fase do PlanificaSUS em Irati

A 4ª Regional de Saúde sediou o projeto no Paraná em 2019. Governo optou pela expansão graças ao excelente trabalho desempenhado em Irati

normal_614ccd4e69c44dsc_7193

Conforme as informações, a 4ª Regional de Saúde sediou o projeto no Paraná em 2019. Governo optou pela expansão graças ao excelente trabalho desempenhado em Irati (Foto: Américo Antonio/Sesa)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) lançou hoje (23), a segunda fase do PlanificaSUS em Irati. A 4ª Regional de Saúde foi sede do projeto no Paraná e desde 2019 desempenha ações voltadas para a Atenção à Saúde do Idoso. No mês passado, a Sesa expandiu o PlanificaSUS para as 22 Regionais de Saúde do Paraná.

De acordo com a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa e coordenadora do PlanificaSUS no Paraná, Maria Goretti David Lopes, o Governo do Paraná optou por expandir o projeto para todo o Estado graças ao excelente trabalho desempenhado em Irati.

A nova fase vai abranger novas linhas de cuidado como saúde da criança, da mulher e tantos outros gargalos que temos dentro do Sistema Único de Saúde.

Agora, a segunda fase dá continuidade ao projeto por meio da metodologia de planificação proposta pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). A planificação tem parceria com o Ministério da Saúde, e é executada pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Assim, o Paraná é o único Estado da Federação que optou por seguir a linha de cuidado da saúde do idoso.

Conforme o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, já havia confirmação e oficialização da participação do Paraná na segunda fase do projeto, em junho. Agora, a Sesa dá início às atividades da nova etapa na 4ª Regional. Além disso, implementará oficialmente nas outras Regiões.

REDE DE ATENÇÃO

O projeto iniciado há cerca de dois anos integra agora as equipes que atuam nos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS), Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) e Atenção Hospitalar (AH). De acordo com a Agência Estadual de Notícias, desde a implantação em Irati, a 4ª Regional de Saúde conseguiu identificar de forma mais clara quais os grupos de risco e direcionar as ações para esses grupos.

Inicialmente o projeto foi desenvolvido nos municípios de abrangência da 4ª Regional de Saúde de Irati, que inclui também Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Imbituva, Inácio Martins, Mallet, Rebouças, Rio Azul e Teixeira Soares, somando cerca de 180 mil habitantes. por fim, o diretor da 4ª Regional de Saúde, Walter Henrique Trevisan, comentou sobre o comprometimento das equipes.

Precisamos ressaltar a importância que esse projeto teve para a nossa Região. Mobilizamos todas as equipes de Atenção Primária, cada profissional de saúde se comprometeu. Assim sendo, mesmo durante o trabalho árduo que enfrentamos na pandemia, o trabalho foi desempenhado com muita vontade. E agora o Estado abrangerá as 22 Regionais de Saúde nesta dinâmica.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo